As vantagens e os desafios de fazer cursos EAD

Vantagens e desafios são duas palavras que demonstram o que é fazer um curso EAD. As vantagens são diversas, este tipo de curso é indicado para as pessoas que precisam melhorar o currículo, complementar uma faculdade, ou até mesmo fazer uma graduação, pós-graduação ou tecnólogo. Com certeza esta modalidade de curso ajuda muitas pessoas a estudarem, pois além de oferecer a flexibilidade de horário oferece também um custo mais baixo, o que ajuda o estudante financeiramente.

Quando comparado os preços da mensalidade do curso presencial e do EAD, a diferença chega a ser até de 50% (cinquenta por cento). Além do valor mais baixo na mensalidade é possível comparar gastos com o transporte e alimentação, pois os estudantes que se deslocam todos os dias para a universidade presencial acabam gastando mais do que o estudante que vai uma vez por semana no polo presencial do curso EAD.

Hoje em dia, o meio mais comum de se estudar a distância é utilizando a internet, portanto para ingressar nos cursos EAD é necessário de um bom computador e acesso a internet.

Mais vantagens de fazer curso EAD

A maior vantagem de fazer um curso a distância é a possibilidade de ditar as regras do estudo, escolhendo o melhor horário para se dedicar aos estudos, auxiliando o aluno a conseguir conciliar os estudos com trabalho. A flexibilidade é grande, porém ao menos 1 vez por semana o estudante terá que dedicar para ir até o polo presencial participar de uma aula, está é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que os cursos EAD sejam regulamentados.

Outra vantagem para o estudante do EAD é a possibilidade de poder acessar as aulas de qualquer lugar tendo acesso a internet. Mesmo quando estiver em viagem ou não estiver em casa é possível acessar o sistema da instituição de ensino para assistir a aulas ou acessar os conteúdos digitais.

< p>Para tirar dúvidas é possível recorrer a professores via fóruns de discussão ou correio eletrônico. Dependendo da instituição apenas com os materiais didáticos é possível sanar as dúvidas decorrentes.

Desafios de fazer curso EAD

O maior desafio do curso EAD é ter disciplina o suficiente para conseguir estudar sozinho e ser bem sucedido. Além das dificuldade comuns é preciso ter foco e atenção redobrada na hora de estudar em casa sozinho. Apesar dos auxílios que as instituições de ensino a distância oferecem para os seus alunos para sanar dúvidas, ainda é diferente do que quando é feito um curso presencial, onde o professor fica frente a frente para explicar melhor o conteúdo.

Algumas instituições que oferecem aulas ao vivo fica mais fácil sanar a dúvida na hora, pois é possível fazer a interação enquanto o professor está passando o conteúdo.

Apesar da flexibilidade de horário é importante fazer uma escala para não se perder e acabar acumulando tarefas, trabalhos e provas. É interessante que siga o roteiro de estudos e o cronograma que a instituição oferece.

Deixe seu comentário:

Nota: * Ruim Excelente
Nome *:
Email (privado) *:
Por favor copie os caracteres da imagem abaixo. Fazendo isso você nos ajuda a prevenir Spam.
Código de segurança:

Enviar


Artigos Recomendados

Teste Vocacional

Faça o teste e prepare-se para a escolha de sua carreira e profissão.

Melhores Universidades do Brasil

Saiba quais são as 10 melhores universidades.

Técnicas de Redação

Técnicas para narração, descrição e dissertação.

Instituições em Destaque

Busca de Universidades

-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e Enem:

Exerc?cios do Vesibular e Enem