A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a lista de candidatos por vaga do Vestibular 2011. Este ano 43.839 candidatos inscritos se inscreversm no vestibular. O número é ligeiramente superior ao do ano passado, quando 43.796 pessoas se inscreveram.

Os cursos mais concorridos são Medicina (41,54 candidatos por vaga), Publicidade e Propaganda (24,11), Arquitetura e Urbanismo (22,63), Direito Noturno (20,43), Direito Diurno (18,02), Jornalismo (17,74) e Biomedicina (16,04).

Relação candidato/vaga em ordem de concorrência
Relação candidato/vaga em ordem alfabética
Lista dos locais de prova

Vagas: 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular próprio da instituição. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Na época, a universidade tinha 70 opções de cursos —25 a menos do que possui hoje.

O vestibular da UFPR serve ainda para a seleção de candidatos aos cursos de formação de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

As provas da primeira fase, marcadas para o próximo dia 14, acontecem em 27 locais de Curitiba e em outros três de Palotina. As da segunda fase estão previstas para os dias 5 e 6 de dezembro. Todas as provas serão realizadas no período da tarde.

O comprovante de ensalamento da primeira fase será disponibilizado no site www.nc.ufpr.br a partir da próxima segunda-feira (8).

"Vamos antecipar a abertura dos portões em 15 minutos, para as 12h45, para evitar pontos de estrangulamento no trânsito", informou Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.


Sobre o Enem e Sisu

O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu. A universidade deve lançar em meados de dezembro um edital específico com as normas para o preenchimento das vagas através deste sistema do Ministério da Educação.

Como no ano passado, o Enem —cujas provas acontecem neste fim de semana— representará 10% da composição final da nota dos candidatos. Do total de candidatos, 33,3 mil (76%) assinalaram a intenção de utilizar a nota objetiva do Enem na composição de seu desempenho. Aqueles que não o fizeram poderão registrar o número de inscrição no Enem no momento de imprimir o comprovante de ensalamento da segunda fase do vestibular da UFPR. Quem não fizer isso terá, no máximo, 90% da nota do vestibular.

O vestibular irá selecionar 100% dos alunos nos casos dos cursos que exigem prova de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e dos cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial).

Em cada curso da UFPR há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência que se enquadrem nas categorias discriminadas no decreto federal de número 3.298/1999, em seus artigos 3 e 4 - este último com a redação dada pelo decreto 5.296/2004.


Calendário do vestibular da UFPR

- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 1 fase: 8 de novembro
- Provas da 1 fase: 14 de novembro - período da tarde.
- Resultados da 1 fase: 25 de novembro
- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 2 fase: 30 de novembro
- Provas da 2 fase: 5 e 6 de dezembro - período da tarde.
- Resultado final: Até 21 de janeiro de 2011.