Série Eletroquímica de metais e potenciais de redução.

Quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico, concentrado pode ocorrer ou não liberação de bolhas de gás hidrogênio e a velocidade com que essas bolhas se formam dão uma idéia da reatividade do metal com o ácido.

Abaixo temos a série eletroquímica de alguns metais em ordem crescente de suas tendências a se oxidarem (note que o hidrogênio também está incluído nesta listagem).

ouro < platina < prata < mercúrio < cobre < hidrogênio < chumbo < estanho < níquel < cobalto < ferro < cromo < zinco < manganês < alumínio < magnésio < sódio < cálcio < potássio

Os metais após o magnésio são tão reativos que eles reagem diretamente com água fria.

Temos como alguns exemplos de reações de oxido-redução do nosso cotidiano a fotossíntese onde as moléculas de clorofila utilizam energia luminosa para produzir o gás oxigênio, o metabolismo da glicose no organismo ou o processo de produção do ferro a partir da hematita (minério de ferro).