Como estudar:

Como estudar? Como proceder de modo a reter o conteúdo estudado? Que fazer quando, após várias horas de estudo, tem-se a sensação de que nada foi aprendido? Estas são questões que povoam a mente do estudante e que sempre o preocupam. Embora não exista um processo único e definitivo que dê bons resultados para todos, alguns procedimentos são, sem dúvida, benéficos. O presente trabalho apresenta alguns deles.

Interesse:

    A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE. 
    Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe! 
    Torna-se esforço cansativo e inútil.

O meio ambiente

O local onde se estuda é importante. Algumas condições desejáveis para o local bem como acerca da postura do estudante são:·

a)  Procure um local tranqüilo e isolado, livre de ruídos e de trânsito de pessoas. Essas condições vão favorecer sua concentração.

b) Evite estudar com rádio ou CD ligados. Nossa atenção tende a se fixar naquilo que é mais interessante, mais "light".

c) Combine com seus amigos os horários para o "papinho" ao telefone. Evite estudar perto do telefone e desligue o seu celular enquanto estuda. nada é mais exigente e autoritário que o som de uma chamada telefônica!

d) Evite estudar deitado. O sono vem e o trabalho se perde.

e) Mantenha na mesa de estudos todo o material a ser usado mas somente o necessário para aquele período.

O período de estudo

a)  Elabore um horário e siga-o. Ao elaborar o horário, dê preferência às matérias cujas aulas foram ou serão dadas naquele dia. Elabore, um horário de estudo de uma semana, colocando primeiro todos os blocos de atividade fixa que você tenha (horários de trabalho, por exemplo) para um candidato à Medicina e que freqüenta as aulas do turno da manhã. Adapte-o às suas necessidades e preferências.

 b) Estude por um período de, no máximo, 1 hora e meia, com intervalos de 10 a 15 minutos.

 O método

a)  Comece por uma leitura geral de todo o assunto a ser estudado. vá direto até ao fim; não se detenha em detalhes. Nessa fase você está "esquentando o motor".

b) É evidente que a extensão da matéria a ser estudada não pode ser demasiadamente longa.

c)  Volte a ler, desta vez, separando as idéias principais de cada parágrafo. Sublinhe os trechos mais importantes. procure o significado de cada termo ou de cada palavra desconhecida.

d) Faça um resumo escrito do conteúdo, usando frases curtas e objetivas.

e) Procure relacionar o conhecimento novo ao já adquirido anteriormente.

f)  Faça a si próprio a pergunta: "que significa isso?". Se houver dúvida, volte a estudar, esclarecendo conceitos que ainda lhe parecem obscuros.

g)  Terminada essa fase, passe à resolução de questões envolvendo o conteúdo estudado. Caso não consiga resolver algum, pode ser porque alguns aspectos do conteúdo não ficaram claros ou porque não estão totalmente compreendidos. Volte e faça uma revisão.

h) Lembre-se: bons resultados podem ser conseguidos com uma pequena dose de inspiração, mas apenas 10%; os outros 90% são de transpiração, trabalho e, sobretudo, perseverança.