Como fazer a inscrição se o estudante não possuir computador?

Todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os estudantes que desejarem se inscrever. Além disso, o candidato conta com a Rede de Parceiros do programa para realizar sua inscrição.  

Qual é o período de inscrições?

As inscrições para o próximo processo seletivo estarão abertas de 12 de dezembro de 2005 a 02 de janeiro de 2006.  

Como é feita a pré-seleção dos candidatos?

São pré-selecionados os estudantes que obtiveram as melhores notas no ENEM. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de curso, em instituições diferentes ou na mesma instituição.

O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde ainda existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção, e assim por diante. Dessa maneira, o ProUni reconhece e valoriza o mérito dos melhores estudantes.
Todo o sistema de seleção do ProUni é informatizado e impessoal, o que confere transparência ao processo.    

Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?

Os candidatos poderão informar-se sobre os resultados do ProUni a partir do dia 6 de janeiro de 2006, fornecendo seu número de inscrição no ENEM e CPF, por meio dos seguintes canais:

pela internet, consultando a página eletrônica http://www.mec.gov.br/prouni,
pelo telefone 0800 616161, consultando o Fala, Brasil,
pelas próprias instituições participantes do ProUni.

Além disto, serão notificados por mensagem eletrônica os candidatos pré-selecionados que tiverem cadastrado seus endereços eletrônicos na ficha de inscrição. Por isso, é muito importante que o candidato informe um endereço de e-mail ao se inscrever no programa.

Como proceder após ter sido pré-selecionado?

O candidato deve procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado, no período de 09 de janeiro a 10 de fevereiro de 2006, com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.
 
É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em desclassificação.

Algumas instituições submetem os candidatos pré-selecionados a um processo seletivo específico, diferente do vestibular. Nesse caso, não poderá ser cobrada do candidato qualquer taxa. Se aprovado nesse processo ou se a instituição para a qual foi contemplado não exigir seleção própria chegou a hora de fazer a matrícula e começar a estudar!

Os candidatos que não foram pré-selecionados ainda têm chances de concorrer a uma bolsa?

Sim, eles ainda poderão ser beneficiados por uma bolsa na etapa de reclassificação. Nessa fase, são convocados novos candidatos em função da reprovação daqueles inicialmente pré-selecionados. Para isso, os candidatos devem consultar, diariamente, a lista dos reclassificados, disponível na página eletrônica do ProUni, a partir de 13 de fevereiro de 2006.