Redação
Redação - Aprenda a escrever bons textos para o vestibular.
Veja todos os artigos por RedaçãoLeia uma boa definição de dissertação, talvez resolva sua dúvida:
Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar, assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação.
Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa ( de prestígio, famosa, especialista no assunto, alguém...), ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher lingüiça"): que a dissertação seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e, como já citado, fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.
Na dissertação, as idéias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LÓGICA:
a) o elo de ligação entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica através das CONJUNÇÕES (=conectivos) - coordenativas ou subordinativas, dependendo da idéia que se queira introduzir e defender; é por isso que as conjunções são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.
b) todo texto dissertativo é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
A introdução é a parte em que se dá a apresentação do tema, através de um CONCEITO ( e conceituar é GENERALIZAR, ou seja, é dizer o que um referente tem em comum em relação aos outros seres da sua espécie) ou através de QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para que a introdução fique perfeita, é interessante seguir esses passos:
O desenvolvimento contém as idéias que reforçam o argumento principal, ou seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES e os FATOS-EXEMPLOS ( verdadeiros, reconhecidos publicamente).
A conclusão é a parte final da redação dissertativa, onde o seu autor deve "amarrar" resumidamente ( se possível, numa frase) todas as idéias do texto para que o PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutável, ou seja, seja imposto e aceito como verdadeiro.
Antes de iniciar a dissertação, no entanto, é preciso que seu autor: 1. Entenda bem o tema; 2. Reflita a respeito dele;3. Passe para o papel as idéias que o tema lhe sugere; 4. Faça a organização textual ( o "esqueleto do texto"), pois a quantidade de idéias sugeridas pelo tema é igual a quantidade de parágrafos que a dissertação terá no DESENVOLVIMENTO do texto.
Divulgue
Artigos Relacionados
18 Comentário para "COMO SE APLICA CAUSA E CONSEQUÊNCIA NA DISSERTAÇÃO? " 
|
disse isso em 25 Apr 2008 12:23:05 PM MDT
gostei muito resebi elogi
|
|
disse isso em 03 Feb 2009 2:53:35 PM MDT
Caique,
É recebi. |
|
disse isso em 03 Feb 2009 2:54:53 PM MDT
Sou eu de novo, falta o s
|
|
disse isso em 29 May 2008 1:47:15 AM MDT
Todas estas dicas estao s
|
|
disse isso em 18 Jun 2008 12:34:57 AM MDT
Este artigo me ajudou mui
|
|
disse isso em 07 Jul 2008 5:25:22 AM MDT
muito bom o artigo, mas n
|
|
disse isso em 07 Jul 2008 4:52:18 PM MDT
Achei muito interessante
|
|
disse isso em 18 Jul 2008 8:38:47 PM MDT
tirei todas minhas d&uacu
|
|
disse isso em 21 Jul 2008 12:36:38 PM MDT
Foi o melhor documentári
|
|
disse isso em 25 Jul 2008 7:59:18 PM MDT
Otiomo ajudou mutooo
|
|
disse isso em 27 Aug 2008 7:31:43 PM MDT
pow é uma ótima dica
c de muita gente tbm vou divulgar esse site no orkut,parabéns e |
|
disse isso em 29 Aug 2008 8:39:26 PM MDT
Muito bom esse arigo sobr
|
|
disse isso em 29 Oct 2008 2:12:41 PM MDT
gostei muito, vou fazer c
|
|
disse isso em 27 Jan 2009 8:17:35 AM MDT
Perfeito!
|
|
disse isso em 14 Feb 2009 6:59:25 PM MDT
MUITOOO BOMMMM!!!
|
|
disse isso em 17 Feb 2009 1:05:12 PM MDT
Estou me preparando para
|
|
disse isso em 25 Oct 2009 6:19:31 AM MDT
Adorei, parabéns!!!
Ire |



Autor/Admin)
