A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) duplicou o número de vagas oferecidas a estudantes paraguaios, já no ano letivo de 2011, foi comunicada ao ministro de Educação e Cultura do país vizinho, Luis Alberto Riat, pelo reitor Hélgio Trindade, em reunião realizada no dia 11 de março, na sede da UNILA.

A ampliação do número de vagas responde ao interesse do governo paraguaio em intensificar a formação de profissionais especializados, em especial na área de Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar.

O ministro Riat oficializou também convites a professores da UNILA para participar de reuniões com especialistas paraguaios visando intensificar o intercâmbio cultural e informativo entre os dois países. Os professores de História, Paulo Renato da Silva e Gerson Galo Ledezma Meneses foram a Assunção esta semana para encontros com seus colegas paraguaios.

Depois será a vez das professoras Alai Garcia Diniz e Diana Araújo Pereiranas, da área de Línguas e Literatura. A professora Alai é uma especialista no estudo da obra do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos, que é o patrono da cátedra de Literatura Latino-americana, na UNILA. Ela vai ampliar a sua pesquisa sobre o acervo da obra de Roa Bastos.

Ainda durante o encontro com o reitor Hélgio Trindade, o ministro Riat conheceu detalhes do novo campus da UNILA e foi convidado para fazer uma conferência na Universidade em data a ser marcada.