Falta apenas um mês para a prova do vestibular e até agora você mal abriu o livro. O que fazer?

As 10 dicas abaixo não fazem milagres, mas poderão lhe ajudar a conseguir uma vaga na faculdade.

1° Descobrindo seu conhecimento.

Talvez você não tenha nem encostado em um livro neste ano, mas se você estudou em bons colégios e sempre teve um bom desempenho pelo menos nos últimos dois anos do ensino médio, é possível que você esteja mais preparado do que imagina e precise apenas de um pouco de preparação para disputar o vestibular da faculdade que você deseja.

Mesmo que você não tenha estudado todo esse ano e não tenha um exímio currículo escolar, é possível que você consiga disputar uma vaga nas faculdades que possuem um exame vestibular não muito concorrido.

O primeiro passo é descobrir o quanto você sabe sobre a matéria. Para isso, você deve fazer alguns simulados. faça também as provas do vestibular dos últimos dois anos das faculdades que você irá prestar.

O seu resultado nesses simulados lhe dará uma idéia sobre o quão preparado você está para o exame.

2° Selecionando o material.

Para conseguir ser bem sucedido nos seus estudos é necessário que você tenha conhecimento da matéria. Descubra o conteúdo programático exigido no vestibular das faculdades que você irá prestar. Depois, baseando-se nas provas que você fez, selecione as matérias que mais "caíram" nos últimos exames dessas faculdades.

Tendo conhecimento dessas matérias, é hora de colher o material. Busque em diversas fontes os tópicos já selecionados e os separe para estudá-los posteriormente. Lembre-se: Não selecione mais que 10 tópicos de cada matéria.

Por exemplo, se você for estudar português, escolha que tópicos mais importantes dentre os que já selecionou.

Ex:
Português:

SUJEITO E PREDICADO E ADJUNTO ADVERBIAL
ACENTUAÇÃO
PREDICAÇÃO VERBAL E COMPLEMENTOS VERBAIS
VERBOS DE LIGAÇÃO E PREDICATIVOS
CONCORDÂNCIA VERBAL
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
DÚVIDAS DE GRAFIA
PONTUAÇÃO

Estude somente os tópicos relacionados de cada matéria e faça os exercícios.

3° Seja seletivo

Percorra os capítulos e vá para os pontos principais. Você não vai conseguir estudar tudo o que precisa em apenas um mês, portanto concentre-se nos pontos principais.

4° Tópicos principais

Identifique cinco conceitos chave ou tópicos de cada matéria que serão abrangidos no teste. Faça a sim mesmo as seguintes perguntas:

Que questões eu faria se fosse o elaborador da prova?
Quais as questões que mais "caíram" nos últimos vestibulares dessa faculdade?
Estude cada tópico

5° Faça anotações

Mesmo com pouco tempo para estudar, faça anotações sobre os cinco tópicos principais de cada matéria. Não faça um ressumo, anote somente o que você achar fundamental. Use só palavras chave ou frases curtas