Agora é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio (segundo grau) a partir da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, o aluno deverá cumprir todos os seguintes requisitos:
• Ter 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem;
• Ter concluído o ensino fundamental (primeiro grau);
• Ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento avaliadas no Enem;
• Ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação do Enem.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Vale ressaltar que todos os critérios devem ser alcançados, ou seja, o aluno que conseguir a pontuação nas áreas de conhecimento mas tirar menos que 500 na redação não está apto a requerer o diploma de ensino médio pelo Enem. Apesar de não conseguir o diploma,  o candidato  que não tenha alcançado as notas exigidas poderá usar o resultado das outras provas para eliminar disciplinas em cursos supletivos.
Para requerer o diploma, o aluno deve procurar a Secretaria de Educação ou a instituição federal de ensino indicada no momento da inscrição no exame,  pois  são essas instituições que emitem o diploma. Os procedimentos e documentos exigidos são definidos por cada instituição ou secretaria e você pode consultar a lista das Secretarias de Educação e instituições federais de ensino no site do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

Perguntas  e Respostas sobre como concluir o ensino médio através do Enem:

1. Tirei nota abaixo de 400 numa disciplina ou abaixo de 500 na redação, mas tive notas maiores em outras. Posso conseguir o diploma do Ensino Médio pelo Enem?
Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem é preciso ter nota igual ou superior a 400 nas seguintes áreas:
• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
• Matemática e suas Tecnologias
• Ciências Humanas e suas Tecnologias
• Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Além disso,  é necessário nota igual ou superior a 500 na Redação. Caso obtenha notas inferiores a 400 em qualquer uma das provas e/ou nota menor que 500 na redação, não poderá conseguir o certificado em hipótese nenhuma.

2. Estou com o certificado de conclusão do ensino médio através do Enem. Este certificado tem validade nacional? Posso utilizá-lo para me matricular em um curso superior, caso passe no vestibular?
O certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem tem validade como qualquer certificado emitido pelas escolas credenciadas pelo Ministério da Educação. É possível sim utilizá-lo para ingressar em uma instituição de ensino superior.

3. Não obtive nota acima da média como necessário para obtenção do certificado, existe alguma utilidade para as notas que obtive acima da média?
Mesmo que não tenha tido as notas necessárias para obter o certificado do ensino médio, você pode usar as notas do Enem.  É possível requerer equivalência nas matérias que obteve nota acima da média em cursos supletivos.

4. Fiz a prova do Enem, tirei notas maiores que 400 nas disciplinas e mais de 500 na redaçao, mas fui desqualificado para receber o diploma  Como isto é possível se consegui médias superiores em todos os quesitos?
Mesmo que consiga as médias necessárias em todas as matérias, esses não são os únicos requisitos. O aluno precisa também ter concluído o ensino fundamental. Porém, é necessário também que o aluno tenha 18 anos completes até a data da primeira prova do ENEM, sendo esta um dos fatores também desqualificam os estudantes.

5. Esqueci de marcar a opção de receber certificação do ensino médio através do Enem, e agora?
De forma geral, caso o aluno não tenha solicitado a obtenção da certificação do ensino médio através do Enem, não poderá obtê-lo. Ou seja, o aluno deverá prestar novamente o Enem e cumprir com todos os quesitos novamente (não esquecendo de marcar a opção de certificação). Porém, há vários pedidos junto às Secretarias de Educação de alunos que solicitam o certificado afirmando que apenas esqueceram de assinalar a opção.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Melhores escolas segundo o Ranking Enem 2010