O que estudar para o Enem? Por onde começar? O conteíudo do exame compreende os três anos do ensino médio e o estudante pode se ver perdido no meio de tantas matérias para relembrar... e mais perdido ainda se tentar "adivinhar" exatamente o que vai cair na prova de cada disciplina.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

A dica principal do Mundo Vestibular é atacar estas cinco frentes que, em vez de apresentar um conteúdo isolado, ajudam você a melhorar as principais habilidades que são cobradas no Enem. Ao desenvolver essas habilidades enquanto está no Ensino Médio e estuda para o Enem, você pode chegar mais seguro ao dia da prova.

O que estudar para o Enem

Atualidades

Os fatos e eventos mais importantes no Brasil e no mundo sempre caem no Enem, seja como tema da redação, ou em questões de outras disciplinas. Por isso, é importante assistir a programas jornalísticos, acessar sites de notícias e ler uma revista semanal, pelo menos. Fique de olho nos seguintes grandes temas nacionais e internacionais:
- Crise financeira global e seus desdobramentos
- Mudanças climáticas e fenômenos naturais
- Grandes avanços da ciência
- Direitos humanos
- Ecologia e Sustentabilidade
- Questões políticas e religiosas

Interpretação de textos

Um estudo divulgado em 2012, no Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), mostrou que 38% dos estudantes do ensino superior não dominam habilidades básicas de leitura e escrita. Saber interpretar bem um texto não serve apenas para questões de literatura. Todas as questões do Enem, não importa qual a matéria, exigem do candidato habilidades de interpretação, para que, no mínimo, ele saiba o que está sendo pedido, qual o problema precisa resolver, que fórmula terá de usar. Invista um tempo no desenvolvimento de sua capacidade de ler e compreender o que está escrito.

Redação

A prova de redação do Enem exige um estlio específico de escrita: dissertativo-argumentativo. Argumentativa porque o candidato precisa defender uma tese, opinião ou ponto de vista, e dissertativa porque deve utilizar explicações para defender essa tese. O tema pode ser social, científico, cultural ou político e frequentemente está relacionado com atualidades do Brasil e do mundo. Procure treinar esse tipo de redação, no qual o autor precisa convencer o leitor de sua opinião, tese ou ponto de vista usando argumentos, fatos, pesquisas e dados respeitando as normas do português escrito e de forma clara e concisa.

Raciocínio Lógico

Muitos exercícios cobram muito o raciocínio rápido e lógico do estudante. Pratique exercícios de raciocínio lógico e aprenda a respondê-los rapidamente.

Provas Anteriores do Enem

A partir de 2009, a prova do Enem passou por uma grande reformulação. Procure as provas dos anos 2010 em diante e resolva as questões. Você pode escolher uma disciplina e fazer todas as provas na sequência, tendo assim uma ideia dos conteúdos mais pedidos, ou fazer seu próprio simulado, reproduzindo as condicões e o tempo das provas. Em ambos os casos, não se contente em apenas conferir o gabarito e marcar seu número de acertos. Vá mais fundo e procure entender aquelas questões que não acertou. Estar familiarizado com o tipo de questão e o tempo necessário para resolvê-las também é um bom treino para você chegar mais seguro no dia da sua prova do Enem.