Não adianta procurar alguma fórmula milagrosa semanas antes da prova se você não estudou o ano inteiro, a prova irá examinar o que você sabe e aprendeu durante o ano. Tenha pleno conhecimento da matéria 

Um programa de exercícios físicos regulares faz bem para a mente 

Tenha uma boa noite de sono antes do exame  

Chegue ao exame com confiança: 

O examinador não é seu inimigo. Veja o exame como uma oportunidade para mostrar quanto estudou você e receber uma recompensa por isso. 

Não vá para o exame com o estômago vazio. Porém, não coma muito antes da prova, nos dias anteriores a prova siga uma dieta balanceada e sem muita gordura. Você não quer correr o risco de passar mal durante o exame. 

São recomendadas frutas frescas e legumes para reduzir a tensão. Entre as comidas estressantes incluem-se: comidas processadas, adoçantes artificiais, refrigerantes carboidratos, chocolate, ovos, comidas fritas, fast food, carne de porco, carne vermelha, açúcar, produtos de farinha branca, comidas que contêm conservantes ou temperos pesados. 

Leve algo saudável para comer durante a prova. 

Evite comer muitos doces. Eles dão a momentânea sensação de bem estar, mas após algum tempo o efeito acaba e ansiedade piora.  

Reserve algum tempo para você mesmo. 

Especialmente fazer coisas você precisa fazer antes do teste e ainda chegar lá cedo. 

Relaxe antes o exame  
Não tente fazer uma revisão de última hora.
 
Durante o teste:  
- Leia as orientações cuidadosamente  
- Esteja atento ao relógio para terminar a prova dentro do prazo. 
- Mude de posição para relaxar. 

Se você tiver "um branco", pule para a próxima pergunta ou para outra matéria.

Se você está fazendo uma prova dissertativa e tiver um branco geral, escolha uma pergunta e a reescreva. Este procedimento pode ativar a resposta em sua mente

Não entre em pânico. 

Utilize todo tempo concedido. Não há mérito algum em entregar a prova antes dos outros alunos. Caso você termine a prova antes, a revise quantas vezes você puder, é possível que encontre algum erro ou encontre a resposta para alguma pergunta em que estava em dúvida. 

Alguns dias antes; vá até o local onde você fará a prova para aprender o caminho e saber quanto tempo você levará para chegar lá. Leve em conta o trânsito no dia da prova. 

Se você está certo que tem um problema com ansiedade, procure solucioná-lo o quanto antes. Não se preocupe com isso apenas alguns dias antes do exame, na melhor das hipóteses será apenas mais uma preocupação. 

Uma semana antes da prova avise seus amigos e familiares que você está se preparando para um importante exame e que você gostaria que eles não brigassem ou discutissem com você durante esse período. Vocês terão muito tempo para brigar depois.

No dia anterior à prova separe o material que você irá levar para a prova.