Composição da prova do Enem

Você fará uma única prova com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação com base em uma proposta abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da escolaridade básica no Brasil.

A redação deve ter a forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema já definido, de ordem social, científica, cultural ou política. Tanto as questões objetivas quanto a redação destinam-se a avaliar as competências e habilidades contidas na Matriz de Competências do Enem.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

O participante do Enem 2005 receberá, no endereço que indicou na ficha de inscrição, o Boletim Individual de Resultados, contendo duas notas globais: uma para a parte objetiva e outra para a redação.

O Boletim terá também uma interpretação dos resultados obtidos em cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova. Os inscritos no Enem 2005 terão acesso ao seu boletim também pela Internet.

A previsão é de que os resultados comecem a ser remetidos, pelos Correios, a partir de 16 de novembro de 2005. Haverá sigilo absoluto em relação aos resultados individuais. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem 2005.

 CÁLCULO DA NOTA DO ENEM?

A parte objetiva da prova é constituída por 63 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 100 pontos, gerando uma nota global que corresponde à porcentagem de acertos em relação às 63 questões propostas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 100, a cada uma das cinco competências avaliadas.

Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 100 e uma nota na mesma escala para cada uma das cinco competências aferidas. A nota global é a média aritmética simples das notas por competência.

IMPORTANTE! A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura definidos previamente.

 Como proceder no dia da prova do ENEM?

Compareça ao local de realização do Exame, no domingo, dia 28/8/2005, com uma hora de antecedência;
Lembre-se de que a prova terá início às 13 horas, horário de Brasília, com duração de cinco horas, terminando às 18 horas;
Leve caneta esferográfica preta, lápis e borracha;
Leve carteira de identidade, sem a qual estará impedido de realizar a prova;
Leve seu comprovante de inscrição (remetido pelo correio) ou o comprovante de pagamento da mesma, caso não tenha recebido o cartão de inscrição;
Leve a folha de respostas do questionário socioeconômico devidamente preenchida;
Durante a realização das provas, não será admitida qualquer espécie de consulta, comunicação entre os participantes, nem o uso de máquinas calculadoras ou de qualquer instrumento de comunicação;
Ao terminar a prova, entregue a folha de resposta ao fiscal de sala;
Na correção da folha de respostas, não serão computadas questões não assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura