O CursinhoPré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora lançou o edital para selecionar novos alunos. Serão 180 vagas destinadas acandidatos advindos de escolas públicas e que apresentam vulnerabilidadesocioeconômica.

As inscrições começamamanhã, dia 25, e vão até 9 de junho. O procedimento pode ser feito de segundaa sexta, das 18h às 21h, e no sábado, das 14h às 17h, na coordenação do CPV,localizada no prédio do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, quefica na Rua Visconde de Mauá, n 300, Bairro Santa Helena.

Na ocasião, o candidatotem apresentar duas fotos 3x4, uma cópia da carteira de identidade, ocomprovante de conclusão do Ensino Médio, a ficha de inscrição e o formuláriosocioeconômico, disponibilizados no site do CPV, devidamente preenchidos. Énecessário apresentar, também, toda a documentação, solicitada pelo edital,para comprovar a situação financeira do candidato.

Os inscritos passarão poruma prova de seleção no dia 16 de junho, composta por 40 questões de múltiplaescolha organizadas da seguinte forma: dez de português, dez de matemática e quatrode cada uma das demais disciplinas: química, biologia, física, geografia e história.

O resultado final serápublicado em 1 de julho e o curso preparatório terá início no dia 4 do mesmo mês.As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30, e nosábado, a partir das 14h. São 30 aulas semanais, distribuídas entre asdisciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Biologia, Química,Física, Geografia, História e Espanhol.

Aprovação

Desde a sua criação em2005, o CPV vem aumentando consideravelmente seu índice de aprovação nosprogramas de ingresso da UFJF. Só no ano passado, cerca de 57% dos alunosatendidos pelo projeto conseguiram garantir suas vagas nos cursos da UFJF. Em 2006 o total de aprovados foi de 11%; em 2007, 21%; em 2008, 37%; em2009, 41%; e em 2010, 48%.

Segundo a coordenadorado CPV, Letícia Couto Bicalho, “o aluno que aproveita a oportunidade do cursinhofaz uma escolha de vida, pois ele irá encontrar uma estrutura que o incentiva arevisar o ensino médio, aprender o que não aprendeu e a obter as habilidadesnecessárias ao seu desenvolvimento escolar”.

Letícia, também,ressalta que o aluno será preparado para fazer o ENEM, etapa equivalente àprimeira fase do Vestibular da UFJF, e a prova de 2 Etapa, com as disciplinasespecíficas da sua escolha de curso.

“Os alunos aprovados em2011 demonstraram que aproveitaram a oportunidade. Muitos deles obtiveramótimas classificações como Ricardo Gonçalves da Silva, que obteve o primeirolugar em Sistemas de Informação, e Alex Antunes Queiroz, segundo lugar emAdministração”.

O CPV

O CPV é um Projeto deTreinamento Profissional da Pró-Reitoria de Graduação da UFJF que atende alunosoriundos de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Acadêmicos dos cursos deMatemática, Física, Química, Letras, Geografia, História, Ciências Biológicas,Engenharia, Nutrição, Ciência da Computação e de Comunicação Social são os responsáveispela composição do corpo docente, pelas atividades de informática, secretaria eprojetos desenvolvidos junto aos alunos. A coordenação fica sob aresponsabilidade da pedagoga do quadro da UFJF, Letícia Couto Bicalho.

Outras informações: (32)3229-7605 (CPV) – após a 18h