O CEFET-MG divulgou a lista de obras literárias adotadas no Vestibular 2012. As inscrições para o vestibular deste ano, vão ocorrer entre os dias 19 de setembro e 21 de outubro de 2011.

Lista de Livros:
Quem matou o livro policial - Autor:  Luiz Antonio Aguiar - Editora Best Seller, 126 páginas

Sinopse da editora:

“Um divertido thriller sobre detetives, assassinatos e sobre como escrever um romance policial.

Imagine um serial killer em atividade há 130 anos? Agora um Gabinete de Leitura que oculta o maior mistério já investigado por qualquer detetive das novelas policiais? Mas o que tem isso a ver com o assassinato a sangue frio do último livro de Raven Hastings, cometido na Capital Brasileira da Literatura? Afinal, quem matou o livro policial...”

Processo Seletivo Ensino Superior:
Título: Jóias de família (Romance) - Autora: Zulmira Ribeiro Tavares - Editora Companhia das Letras, 88 páginas.

Sinopse da editora:

“Maria Bráulia Munhoz vive sozinha em seu apartamento no Itaim Bibi. Viúva, ela já foi casada com o juiz Munhoz, um homem bem mais velho e desarmantemente respeitador. Hoje quem lhe faz companhia é Maria Preta, a empregada que "é como se fosse da família", além do sobrinho Julião Munhoz, seu secretário oficioso.

Dona Brau, como é chamada pelos íntimos, relembra com ironia e certo sarcasmo os detalhes de seu casamento. De início ela imaginara que se instalar com um marido numa casa, a "sua casa", inauguraria uma vida de liberdade e descobertas trepidantes. No entanto, constatou que a vida de casada podia ser uma sucessão de formalidades, e que em suas noites de luzes apagadas pouquíssimas coisas se passavam.

Entretanto, um fogo interno que ardia contido no peito de Maria Bráulia trançou de tal maneira as relações entre o juiz não tão reto assim, seu secretário particular, o joalheiro da família e Maria Bráulia que aos poucos tudo foi se transfigurando numa espécie de jogo de erros conduzido pela ironia. As verdades foram vindo à tona ao passo que naufragava a amável - e aborrecida - mesmice da vida na casa familiar. Ápice do processo, a viuvez instaurou uma Maria Bráulia soberana sobre seu império doméstico.”

Título: Raro mar (Poesia) - Autor: Armando Freitas Filho - Editora Companhia das Letras, 96 páginas.

Sinopse da editora:

“Os poemas que abrem Raro mar versam sobre a fatura literária: "Outra receita" fala do "resultado final da oficina" como um conserto de palavras, em que a carpintaria poética não tem hora para terminar. As influências do modernismo, na precisão construtiva e no lirismo, se fazem sentir em alusões a Mário de Andrade, Carlos Drummond, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto.

Ao ideário modernista, Armando Freitas Filho acrescenta o experimentalismo e o à-vontade estético aprendido no convívio com a poesia marginal e os poetas da nova geração.
A transformação social e urbana do Rio de Janeiro também está presente no livro. O processo histórico fez com que o mar carioca se tornasse "raro". O Rio se espraiou, e o mar que conserva o esplendor da cidade convive hoje com a multidão, o consumo, as armas, o tráfico, a automação.

A série "Numeral" enfeixa poemas escritos ao longo de mais de dois anos, que se encadeiam como um diário poético. Neles, a passagem do tempo dá forma aos temas mais caros ao autor: a sensualidade, o corpo como enigma, a morte e a correnteza da vida. Se o alcance dos versos em tempos difíceis se aproxima do devaneio, a poesia de Armando Freitas Filho impõe-se com a força do sonho.”