A Universidade do Estado do Amazona (UEA), abriu as inscrições para o Vestibular 2012. As inscrições acontecem entre os dias 19 de setembro e 19 de outubro e provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas via internet nos sites www.uea.edu.br e www.vunesp.com.br.

Ao todo, serão oferecidas 5.060 vagas para cursos em 24 municípios incluindo Manaus.
Este ano quase duas mil vagas foram criadas com a aprovação dos cursos de Tecnologia nas áreas de Gestão Pública e Agrimensura e Bacharelado em Saúde Coletiva para o Vestibular 2012.

A criação dos novos cursos segue uma tendência nacional de qualificar profissionais para atender às demandas de municípios do interior dos estados facilitando o acesso das populações a serviços públicos eficientes com capacidade de solucionar problemas com a agilidade necessária, evitando o deslocamento das pessoas para as capitais.

Oportunidades para amazonenses
O Sistema de Ingresso Seriado (SIS), criado pela UEA, avaliará, com provas anuais, o aproveitamento do candidato durante as três séries e selecionará os alunos com melhor desempenho.

O sistema seriado amplia o acesso aos cursos oferecidos pela UEA e substitui o Sistema de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Saes) que, apesar de utilizar o mesmo princípio de avaliação, restringia o processo a candidatos aos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologia.

Os estudantes que fizeram as provas do Saes no ano passado poderão continuar o mesmo processo seriado de avaliação fazendo a prova em 2012 e 2013, quando o sistema será encerrado definitivamente.