A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) recebe inscrições entre os dias 23 de setembro e 17 de outubro, sua mais nova modalidade de seleção: o Programa de Acesso Seriado (PAS) ou Vestibular Seriado 2012.

O concurso propõe aos alunos do Ensino Médio a realização de provas ao final de cada série, respeitando o conteúdo das disciplinas cursadas no ano correspondente. A prova será aplicada no dia 10 de dezembro, sábado, primeiro dia do vestibular 2012.

Esse processo ocorrerá semestralmente, dividido em três módulos. Serão destinados 20% das vagas de cada curso para os candidatos aprovados, que tenham realizado todas as três etapas do processo seletivo.

Para o presidente da Comissão Permanente de Vestibular, Hewerson Zansávio Teixeira, o PAS “atende a uma demanda da sociedade por mais formas de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade e traz benefícios ao candidato por ser um processo menos tenso e bem menos desgastante”, destaca.

Provas
As provas para os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio conterão 50 questões de conhecimentos gerais. No terceiro ano, será utilizada a nota das provas de múltipla escolha e redação do Enem, somada à nota da prova de conhecimentos específicos da UFSJ. Por exemplo, um aluno que pretende cursar Jornalismo, deverá realizar provas específicas de Língua Portuguesa, Literatura, História e Geografia.

Resultado
O resultado final do Programa de Acesso Seriado (PAS) é a soma das notas dos três módulos, sendo 30% para o Módulo I, 30% para o Módulo II e 40% para o Módulo III. A escolha de curso e campus (são 56 graduações presenciais em seis campi, mais 4 a distância) será indicada apenas na inscrição da terceira etapa do Seriado, já que “o mais importante nesse processo é a oportunidade de uma reflexão tranquila, que embase escolhas profissionais maduras”, afirma Hewerson.

O boletim com o desempenho individual de cada estudante, em 2011, será divulgado no dia 9 de fevereiro de 2012, no site da UFSJ.

Isenção
O prazo para solicitação de isenção da taxa de matrícula vai até 19 de setembro. Candidatos que recebam benefícios sociais do Governo Federal estão habilitados a concorrer à isenção. Formulário pertinente encontra-se disponível no endereço www.vestibular.ufsj.edu.br/seriado.php. É preciso indicar, no preenchimento, o Número de Identificação Social (NIS), fornecido pelo Cadastro Único dos programas sociais do Governo.

Mais informações no edital completo, www.vestibular.ufsj.edu.br/seriado.php, ou pelos telefones (32) 3379-2328 e 3379-2505.