Antes de começar a redigir uma redação é recomendável que faça um rascunho com todas as informações que você tem sobre o determinado assunto, desta forma ficará mais fácil na hora de organizar as idéias na redação. 

As idéias que serão transmitidas devem estar claras primeiramente para você. 

Quando se tem conhecimento sobre o tema proposto é muito bom, mas só isso não basta, é preciso também saber organizar suas idéias e jamais fugir do tema proposto. 

Organize suas idéias encaixando-as no texto de uma maneira que fique de fácil entendimento ao receptor. 

Evite usar palavras repetidas, pois isso dá impressão de que você não tem um vocabulário rico. 

O nervosismo é um fator presente nos momentos em que precisamos fazer uma redação, principalmente quando ela estará valendo nota na escola, em prova de vestibular ou concurso. Mas é preciso manter a calma, pois tendo calma, terá mais chances de conseguir organizar as idéias com clareza. Apesar de muitas vezes ser exigido que na redação seja colocada a sua opinião, nunca coloque um texto dissertativo em primeira pessoa, evite palavras como: “eu”, “acho”, etc. 

Estes termos empobrecem sua redação. Prefira usar na terceira pessoa (nós achamos), fazendo com que sua opinião seja a mesma de várias pessoas. 

Muitas vezes a dificuldade vem da falta de informação sobre o assunto, por isso, lembre-se: quanto mais informações você tiver durante o dia-a-dia sobre diversos assuntos, mais fácil será de ter argumentos na hora de redigir uma redação.