Não é fácil entrar em uma boa faculdade de engenharia civil, contudo existe um ditado comum entre os alunos de engenharia civil que diz que é mais fácil entrar no mais concorrido curso de engenharia civil do que sair de um. O estudante de engenharia deve possuir grande interesse e desempenho em matemática e ciências físicas para ser capaz de ter sucesso nesta indústria. Ele também deve ser capaz de pensar logicamente e de forma criativa e ter boas habilidades de comunicação, uma vez que a engenharia envolve o trabalho em equipe.

Faculdade de Engenharia Civil

A Faculdade de engenharia civil tem duração de 5 anos, podendo ser integral ou meio período. Um diploma em um curso superior de engenharia civil de uma escola credenciada é essencial para atuar como um engenheiro civil, desta forma é importante estar atento se a faculdade em que você pretente estudar é credenciada e aprovada pelo MEC. Muitas faculdades oferecem vários programas de engenharia civil que incluem cursos em termodinâmica, mecânica dos fluidos, circuitos, análise de stress, e projeto estrutural. Ciências sociais matérias de humanas também são abordadas durante a faculdade de engenharia civil. Algumas faculdades oferecem programas de estágio no último ano do curso no qual os alunos dividem seu tempo entre aulas e experiência direta no trabalho. Engenharia civil é uma profissão com grande demanda no mercado de trabalho atual e desta forma não há muita dificuldade em conseguir o primeiro emprego após o término da faculdade. Em alguns casos empresas pagam a faculdade de alguns estudantes desde que estes assinem um contrato de trabalho se comprometendo a trabalhar na empresa após a conclusão do curso de engenharia.\

[Comece sua carreira em Engenharia Civil: Conheça as melhores faculdades de Engenharia Civil para você]

O que Faz um Engenheiro Civil

O engenheiro civil planeja, projeta e gerencia projetos de construção civil como construção de casas, edifícios, pontes e aeroportos. A Engenharia civil é um campo bastante amplo e abrange várias áreas, desta forma um engenheiro civil que pode trabalhar nos mais diversos setores como transporte, construção civil, setores ambientais, marítimos, petrolífero e inclusive em outros setores como economia e administração. Muitos dos profissionais de tecnologia da informação atualmente são formados em engenharia, assim como muitos dos funcionários de bancos.

Dentre as atividades do engenheiro civil podemos destacar:

  • Analisar os relatórios de pesquisa, mapas, desenhos, plantas, fotografias aéreas, e outros dados topográficos ou geológicos para planejar projetos e construções.
  • Planejar e projetar sistemas hidráulicos e estruturas seguindo as normas de construção vigentes
  • Usar software de análise e design como AutoCad
  • Calcular taxas específicas importantes para o projeto como as taxas de fluxo de água, fatores de estresse de materiais para determinar, análise do solo, entre outros.
  • Inspecionar locais de construção para monitorar o progresso e assegurar a conformidade com as especificações do projeto e normas de segurança ou saneamento.
  • Gerenciar construções passando informações precisas e relevantes aos funcionários e operários.
  • Inspecionar projetos e plantas buscando conferir se eles estão de acordo com as especificações e normas vigentes. Um projeto de construção sempre precisa da assinatura de um engenheiro credenciado e formado para ser aprovado.
  • Estimativa e custo de materiais, equipamentos, ou de trabalho para determinar a viabilidade do projeto.
  • Preparar ou apresentar relatórios públicos, tais como propostas de licitação, atos, declarações de impacto ambiental e de propriedade e direito de passagem descrições.
  • Análise do solo e materiais para determinar a adequação das fundações, concreto, asfalto, aço e viabilidade de construção no local..
  • Realizar estudos de padrões de tráfego ou condições ambientais para identificar problemas de engenharia e avaliar o impacto potencial de projetos.

Saiba mais sobre Engenharia Civil