Saiba tudo sobre o sistema usado por universidades públicas para selecionar novos alunos exclusivamente com a nota do Enem.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Ele é usado por instituições públicas de educação superior participantes para selecionar novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).


[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Como fazer para participar do Sisu?

Para participar do Sisu, o primeiro passo é fazer a prova do Enem. Após o resultado do Enem, o candidato precisa se inscrever no Sisu.
Para isso, deve acessar o site do Sisu, informar seu número de inscrição e a senha cadastrada no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso, turno e modalidade de concorrência  nas instituições participantes. Também é preciso informar se deseja concorrer às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas) ou às vagas de ampla concorrência. Durante o período de inscrição, o é possível alterar as opções e vale sempre a última inscrição confirmada no sistema.

Como é feita a seleção dos candidatos no Sisu?

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos com melhor classificação em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e de acordo com os critérios adotados pela instituição escolhida.


Os critérios de seleção pelo Sisu são os mesmos para todas as instituições?

Cada universidade adota um critério próprio de seleção, que pode variar segundo o curso, ou  ter pesos diferentes para cada disciplina da prova do Enem, por exemplo.

Que universidades que participam do Sisu? Como faço para consultar as vagas disponíveis?

A lista de instituições de ensino superior que participam do Sisu pode mudar todo ano e as vagas podem ser publicadas no site do sistema.


Quanto custa a inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu é gratuita e as instituições de ensino participantes devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. 


Qual o horário da inscrição no Sisu?

Em 2012, as inscrições podem ser feitas em qualquer horário, a partir da meia noite de 7 de janeiro e até as 23h59min do dia 12 de janeiro.

Que documentos precisa para a inscrição no Sisu?

Para fazer o cadastramento no site, é necessário apresentar somente o número de inscrição e senha do Enem. Já para a matrícula, o candidato deve consultar a instituição em que foi aprovado. 


Preciso saber a nota do Enem para fazer a inscrição no Sisu?

Não, a nota do Enem entra no sistema automaticamente quando você informa sua inscrição e senha.


Como funciona a nota de corte do Sisu?

A nota de corte é a menor nota possível para o candidato entrar na disputa por uma vaga. Uma vez por dia, de madrugada, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas de todos os candidatos que se inscreveram no curso. Essa nota é apenas uma referência, serve para o candidato acompanhar suas chances de seleção, mas não garante a vaga.

Em caso de empate de notas, o que acontece?

Em caso de empate no Sisu, o candidato que tiver melhor nota na redação do Enem será selecionado.
O segundo critério de desempate é a nota nas provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. O terceiro critério de desempate no Sisu é a nota da prova de Matemática e suas Tecnologias, seguido da nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e da nota nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Caso todas essas notas tenham sido idênticas, o último critério de desempate é a antecedência da inscrição definitiva naquela etapa do Sisu.

Pode mudar de ideia?

Durante o período de inscrição, é permitido que o candidato mude de ideia, selecionando diferentes cursos, quantas vezes desejar. Vale lembrar que o sistema considera sempre a última inscrição concluída e que, caso o candidato seja selecionado para alguma das opções, será retirado automaticamente da lista do sistema, mesmo que não faça a matrícula.


O que acontece quando o candidato é aprovado?

O candidato aprovado na primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e se não fizer a matrícula para o curso em que foi selecionado, perde a vaga. O candidato selecionado para a segunda opção ou que não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Quantas chamadas tem o Sisu? Quantas chances tenho se não conseguir entrar na primeira chamada?

O Sisu tem duas chamadas. Entretanto, os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas, podem ainda pedir a inclusão na lista de espera, cujas vagas vão sendo divulgadas gradativamente pelas instituições até um prazo determinado. 


Qual o cronograma do Sisu 2012?

  • 07 a 12/01: Inscrições (Etapa Única)
  • 15/01: Resultado da primeira chamada
  • 19 e 20/01: Matrícula dos convocados para a primeira chamada
  • 26/01: Resultado da segunda chamada
  • 30 e 31/01: Matrícula dos convocados para a segunda chamada
  • 26/01 a 01/02: Pedido de entrada na Lista de Espera
  • 04/02: Divulgação da Lista de Espera

Resultado do Sisu, onde sai?

O resultado do Sisu é publicado no site do sistema e também divulgado pelas instituições participantes. A Central de Atendimento do MEC também pode ser consultada, pelo telefone 0800-616161



[Ache os cursos e faculdades ideais para você]