Grande parte das atividades econômicas exercidas pelo homem causam algum efeito ou impacto no meio ambiente.
Com o intuito de preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável, o engenheiro ambiental avalia os efeitos causados por estas atividades e elabora um planejamento de ações para minimizar seu impacto na natureza.
Além de zelar pela conservação do meio ambiente, o engenheiro ambiental preocupa-se com a promoção e proteção da saúde humana. Ele é responsável por projetar sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água, pelo controle da poluição do ar e do solo, pelo sistema de tratamento de esgoto ou descarte de resíduos.
Vamos conhecer algumas das áreas onde um engenheiro ambiental pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas.

Saneamento

A área de saneamento básico é um dos principais ramos de atuação deste engenheiro. Ele projeta, constrói e opera sistemas de coleta e abastecimento de água para a população. Seu trabalho envolve sistemas de transporte e tratamento de esgoto e lixo domésticos, assim como de resíduos industriais.
O engenheiro ambiental também planeja sistemas de drenagem com o objetivo de prevenir enchentes e inundações.

Recuperação de Áreas Degradadas

Um engenheiro ambiental está capacitado a realizar mapeamentos e levantamentos geográficos, assim como elaborar estudos sobre impactos ambientais em determinadas áreas.
Nas áreas poluídas ou degradadas pela ação humana, o engenheiro ambiental desenvolve e executa projetos de recuperação.

Construção Civil

Na construção civil, o engenheiro ambiental:
  • Realiza análises de impacto e acompanha a obra para verificar seu impacto no meio ambiente.
  • Emite laudos e pareceres técnicos.
  • É responsável por conseguir as licenças ambientais necessárias para a construção.

Controle de Poluição

No combate à poluição, o engenheiro ambiental monitora a qualidade da água, do solo e do ar. Fiscaliza a emissão de gases em indústrias e a maneira como os resíduos são descartados.

Planejamento e Gestão Ambiental

O engenheiro ambiental realiza estudos aprofundados sobre o impacto que as atividades econômicas geram no meio ambiente. A partir destes estudos, planeja as ações de exploração e utilização de recursos naturais com o objetivo de minimizar o impacto.
Ele também estuda maneiras de reutilizar resíduos industriais com o propósito de otimizar a produção, reduzir gastos e minimizar os efeitos causados no meio ambiente.

Como se especializar em Engenharia Ambiental

Quem deseja seguir carreira como engenheiro ambiental deve ter um diploma em curso superior reconhecido pelo MEC e obter um registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do estado onde trabalha.
Confira algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que possuem a graduação em Engenharia Ambiental:
Universidades Privadas:
Universidades Públicas:

Veja também:
Quanto ganha um engenheiro ambiental


Você tem interesse em seguir uma profissão voltada à preservação da natureza? Identifica-se com o trabalho de um engenheiro ambiental? Conte para a gente aqui nos comentários!