Tema:
I. Alega-se, com freqüência, que o Vestibular, como for ma de seleção dos candidatos à escola superior, fa vorece aos alunos de melhor situação econômica que têm condições de cursar as melhores escolas e prejudica os menos favorecidos que são obrigados a estudar em escolas de padrão inferior de ensino.

II. Por outro lado, há quem considere que o Vestibular é apenas um processo de seleção que procura avaliar o conhecimento dos candidatos num determinado momento, escolhendo aqueles que se apresentam melhor preparados para ingressar na Universidade. Culpá-los por possíveis injustiças é o mesmo que culpar o termômetro pela febre.

Redação
Faça uma dissertação discutindo as opiniões acima expos tas. É importante que você assuma uma posição a favor ou contra as idéias apresentadas. Justifi que-a com argumentos convincentes.

Você poderá também assumir uma posição diferente, ali nhando argumentos que a sustentem. Comentários sobre o tema Dissertação a partir de um texto que apresenta explicita mente duas posições antagônicas sobre o tema Vestibular.

Observe que essa proposta dissertativa foi a que mais cla ramente expôs as idéias divergentes, inclusive separando- as por algarismos romanos.

I. O Vestibular favorece os alunos de melhor situação econômica e prejudica os menos favorecidos.

II. O Vestibular é apenas um processo de seleção que avalia o conhecimento dos candidatos; não é culpado por injustiças.

Observe no enunciado que a Fuvest novamente explicita a importância de o vestibulando assumir um ponto de vista: a favor ou contra as idéias apresentadas, ou ainda uma outra posição, apresentando argumentos que a fundamentem.

A grosso modo, como vimos, é possível concordarmos com a primeira posição, ou com a segunda, ou ainda concordarmos em parte com a primeira e em parte com a segunda, ou ainda discordarmos de ambas, apresentado um outro posicionamen to, fazendo, naturalmente, em qualquer dos casos, uma argu mentação que sustente nosso ponto de vista.,