A omissão do termômetro
Nenhum médico é o causador do mal que acomete seu paciente. O termômetro, muito menos. Mas o médico, dono e usuário do termômetro, é o responsável direto pela vida do doente. Fazer o possível para manter e remediar a saúde humana é dever de todo e qualquer médico.
O Vestibular, assim como o termômetro, não é o causa dor do mal que corrói o sistema educacional brasileiro. Não é culpa do Vestibular os baixos salários dos profes sores, a falta de material didático ou o estado lamentá vel de muitos prédios escolares. Não é em função do Vestibular que o Brasil compete em índice de analfabe tismo com Nicarágua ou Honduras. Não é graças ao Vestibular que apenas um, em cada cem estudantes, consegue atingir e concluir o curso superior.
Entretanto, o Vestibular jamais poderia ser culpado des ses males. Afi nal, trata-se de um processo. Processo esse criado e dirigido por seres humanos. Senhores públicos secretários da educação – Ministro da educação, Senhores que são, estes sim, responsáveis pelo sistema educacional brasileiro.
Ora, se o termômetro indica o favorecimento de uma parcela mais rica da população, é porque há algo de errado. Mais que isso: esse algo de errado já foi detectado pelos senhores responsáveis pelo ensino no Brasil. E esses senhores, médicos do sistema educacional brasileiro, sabem da doença, mas nada fazem. Como chamar a isso? Omissão?
Os mesmos senhores que fazem o Vestibular, sabem das carteiras quebradas, dos professores mal pagos, do anal fabetismo, mas lavam as mãos. E assim, o Vestibular continua barrando os jovens do morro e das favelas.
Comentário da redação nota 10
Dissertação de alto nível. Observe a capacidade crítica e questionadora revelada pelo ponto de vista e a capacidade ló gico-expositiva revelada pelo processo de argumentação. Ob serve que o texto usa de – modo brilhante – uma metáfora do próprio enunciado, a que compara o Vestibular a um termô metro. Veja como a redação vai desdobrando essa compara ção, de modo coerente, claro e coeso, com força contundente.
O primeiro parágrafo fala do termômetro, do médico e do doen te. O segundo parágrafo aplica ao Vestibular o que foi afi rmado sobre o termômetro e sobre a relação médico-doente. O ponto de vista é apresentado com clareza e apresentado com ex pressividade: o vestibulartermômetro não é causador do mal que corrói o sistema educacional brasileiro; em seguida, são expostos vários exemplos-sintomas da doença da educação no Brasil. O terceiro parágrafo continua o raciocínio, apresen tando os responsáveis pelo processo educacional, pelo siste ma de educação (os “médicos”).
O quarto parágrafo revela já a conclusão, reiteradora do ponto de vista: o culpado não é o termômetro vestibular, o problema é a omissão dos médicos- autoridades responsáveis. (Trabalho crítico da Fuvest – 92).
Artigos Relacionados
- Para uma Boa Redação
- O Processo de Redação
- Melhore sua Redação
- REDAÇÃO Guia de Emergência
- Como Escrever uma Redação?
- Dicas Gerais para Uma Boa Redação
- Redação - Como deve ser a apresentação visual
- Como Se Preparar Para o Prova de Redação?
- Dicas para Arrasar na Redação do Vestibular
- Redação Dicas Rápidas
- Narrar, Descrever, Dissertar: Entenda a Diferença
- Cinco pecados capitais na hora da prova de Redação
- Qualidades e Defeitos de um Texto
- Os 10 Mandamentos da arte de Escrever
- Dicas para Escrever Melhor
- Dez Dicas Rápidas para Fazer uma Boa Redação
- Conselhos para Melhorar a sua Redação
- Técnicas de Redação
- Redação - O que pode Prejudicar sua Pontuação?
- PALAVRAS INADEQUADAS
- O QUE É DISSERTAÇÃO?
- APRESENTAÇÃO VISUAL DA REDAÇÃO
- EXEMPLOS DE REDAÇÃO
- A ESTÉTICA DE UMA REDAÇÃO
- CURSINHO ANGLO - MELHORES REDAÇÕES
- COMPLETÍSSIMO MANUAL DE REDAÇÃO / COMO EVITAR A ANULAÇÃO DE SUA REDAÇÃO
- AGORA REDAÇÃO É OBRIGATÓRIA NO VESTIBULAR
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 12
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 11
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 10
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 9
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 6
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 3
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 2
- CURSO DE REDAÇÃO - Capítulo 1
- REFERÊNCIAS EM UM TEXTO
8 Comentários:
|
Jan 30, 2009
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
marcos sousa disse:
não entendí o uso do t
|
|
Jan 16, 2009
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Elias Neri Santana disse:
Quanto às dúvidas de Am
|
|
Nov 18, 2008
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Amanda disse:
Eu também acho que essa
|
|
Oct 28, 2008
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Márcia Sarvyres disse:
Este "entretanto" foi, re
|
|
Sep 14, 2008
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
JR Gomes disse:
Acredito que houve uma ca
p abraço |
|
Aug 15, 2008
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Pablo Ramos disse:
Excelente redação e exc
gost |
|
Aug 18, 2008
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Fabrício Toloczko disse:
Tem razão, essa parte da
Valeu! |
|
Jan 16, 2009
Nota:
![]() ![]() ![]() ![]()
Elias disse:
Realmente, Pablo Ramos le
|


Autor/Admin)
