Boa parte das universidades particulares oferece algum tipo de desconto para o pagamento de suas mensalidades. Esse desconto pode ser desde um abatimento para quem paga a mensalidade em dia até programas de bolsas de estudos e financiamento oferecidos pelo Governo Federal.

É importante lembrar que, normalmente, as bolsas e descontos não são cumulativos. No caso do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) a situação é diferente. Um aluno que conseguir uma bolsa de 50% pelo ProUni pode tentar financiar os outros 50% pelo FIES.

Veja como cada uma dessas opções funciona e descubra como usar bolsas e descontos para ajudar a pagar a sua faculdade particular!

Desconto por Pontualidade

A maioria das faculdades oferece descontos para os alunos que pagam a mensalidade em dia, ou que pagam o boleto até determinado dia do mês. Os descontos chegam a 10% do valor da mensalidade.

Desconto por Assiduidade

A frequência nas aulas é muito valorizada em todas as faculdades. Em algumas, manter uma alta porcentagem de presença traz um retorno financeiro para o aluno, que pode receber descontos por não possuir faltas.

Desconto Familiar

O desconto familiar é oferecido aos alunos que sejam da mesma família, vivam sob o mesmo teto e cursem a mesma instituição de ensino superior.

Bolsa por mérito

A bolsa por mérito é um auxílio oferecido aos alunos que apresentem bom desempenho escolar. Algumas faculdades costumam oferecer ao primeiro colocado no vestibular uma bolsa integral, outras pagam certa quantia em dinheiro por mês para aqueles alunos que possuem um excelente rendimento nas disciplinas do curso.

Bolsa de iniciação científica

As bolsas de iniciação científica são aquelas oferecidas aos alunos que participam de algum trabalho de pesquisa acadêmica. Os alunos que participam de uma iniciação científica são orientados por um professor e as bolsas são pagas por órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou por agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Bolsa por Idade

As bolsas por idade não são muito comuns, mas algumas faculdades ainda oferecem descontos para aqueles alunos que tenham acima de determinada idade. Os descontos podem variar de instituição para instituição e de acordo com a faixa etária também.


FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que auxilia os alunos que não tem condições de pagar as mensalidades de um curso de graduação superior da rede particular de ensino. Para participar, é obrigatório ter participado do Enem (qualquer edição a partir de 2010), com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação, além de cumprir requisitos de renda.


ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior. O Programa usa o desempenho do Enem para classificar os candidatos e bolsistas parciais podem usar o FIES para pagar a segunda metade da mensalidade, desde que seja para o mesmo curso e faculdade e a soma dos dois benefícios não ultrapasse o valor da mensalidade com desconto.

Financiamento Estudantil Privado

Com os requisitos impostos para a participação no FIES, muitos estudantes estão recorrendo aos financiamentos privados para pagarem a faculdade. Trata-se de uma opção emergencial, que serve para pagar um ou dois semestres, pois os juros são bem mais altos do que aqueles cobrados pelo FIES.

Faculdades que oferecem bolsas e descontos

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação que costumam participar do ProUni e têm vários programas de descontos:

Veja também:
ProUni
FIES
Financiamento Estudantil Privado

O que achou das dicas para ajudar a pagar a faculdade? Você usa alguma delas? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários!