Os Vestibulares e as Instituições de Ensino

Como de costume em todo o país, as instituições de ensino particulares utilizam o vestibular como forma de ingresso aos cursos de graduação, podendo ou não utilizar somente a nota do enem, ou mesmo uma prova própria. Tais provas desenvolvidas são bastante variadas, podendo ser de múltipla escolha, com questões dissertativas ou apenas uma redação. Em alguns casos, todas as opções são reunidas em um único processo seletivo, realizado em vários dias de prova.

O principal motivo da aplicação de provas em um vestibular é selecionar os alunos que estão mais preparados a cursar uma graduação, avaliando o nível de conhecimento individual de cada vestibulando e identificando aqueles que melhor se enquadram no perfil da faculdade.

Os vestibulares que possuem questões a serem respondidas, como as dissertativas e de múltipla escolha, abrangem questões de conhecimentos gerais, bem como o conteúdo estudado durante todo ensino médio. As redações propostas compreendem assuntos da atualidade, com temas vistos e vivenciados no dia a dia do estudante.

Normalmente, uma das exigências é que as redações sejam elaboradas em terceira pessoa e o não cumprimento dessa e de outras regras acarretam na eliminação do candidato. Obviamente que tais regras podem variar de acordo com a instituição, e o tipo de redação pode variar desde uma dissertação ou mesmo uma narrativa.

Informações específicas sobre o processo seletivo

O edital referente ao vestibular oferecido pela faculdade é, normalmente, divulgado no site da instituição e possui todas as informações necessárias para que o candidato possa realizar a inscrição, além do cronograma contendo todas as datas presentes no calendário da faculdade.

Cada instituição possui um calendário próprio, com a data exata em que cada atividade deve ser exercida dentro da faculdade. Esse calendário contém, também, as datas de aplicação dos vestibulares, de divulgação do resultado, de matrícula e, caso necessário, as chamadas subsequentes.

O Vestibular Agendado

Existem vários tipos de vestibulares que podem ser aplicados pelas instituições. O mais comum é o vestibular normal, que é aquele em que o estudante comparece à instituição na data determinada e realiza a prova, e o vestibular agendado, que é um vestibular como todos os outros aplicados pelas faculdades, mas que possui uma data diferente daquela proposta inicialmente pela instituição. Uma outra forma de vestibular amplamente utilizado é através da avaliação do desempenho do enem (saiba mais sobre o exame nacional do ensino médio).

Esse tipo de vestibular é utilizado para auxiliar os alunos que não podem comparecer para realizar a prova na data estipulada pela faculdade. As instituições que oferecem esse tipo de exame, geralmente, apresentam outras datas para que o vestibulando escolha aquela em que poderá estar presente. Em alguns casos, o próprio aluno apresenta, para a faculdade, a melhor data para a realização da prova.

A autonomia de poder decidir qual o melhor dia para a execução do exame é a principal diferença encontrada entre o vestibular agendado e o comum. Essa diferença pode ser considerada como uma vantagem, já que os alunos que desejam participar de mais de um vestibular não precisam abrir mão de nenhum devido a conflito de datas.
Os vestibulares agendados podem ser manuscritos ou virtuais (feitos através do computador). Os vestibulares feitos pelo computador possuem a vantagem de apresentar o resultado do candidato com maior agilidade, quando comparado com vestibulares manuscritos. Com a crescente utilização dos cursos a distância (ensino a distância), a tendência é que, cada vez mais, instituições adotem essa nova forma de avaliação.
Várias faculdades particulares estão utilizando o vestibular agendado como uma das formas de ingresso na instituição. Abaixo encontra-se uma lista com algumas destas instituições:

  • Centro Universitário Newton Paiva
  • Faculdade Pitágoras
  • Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac)
  • Universidade Norte do Paraná (Unopar)
  • Universidade Estácio de Sá
  • Faculdade São Salvador
  • Faculdade Dom Bosco
  • Grupo Educacional Uninter
  • Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]