O vestibular da Unicamp é organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), que também cuida do processo seletivo para Medicina e Enfermagem da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]

Inscrições da Unicamp 2013

As inscrições para o vestibular 2013 da Unicamp acontecem de 20 de agosto a 14 de setembro e são feitas pela internet no site da Comvest: comvest.unicamp.br

Kit do Vestibulando 2013

O Kit do Vestibulando (ou Manual do Candidato) da Unicamp 2013 será divulgado em agosto de 2012 no site da instituição. Publicaremos o link para o manual também no Mundo Vestibular.


Isenção da Taxa de Inscrição Unicamp 2013

As inscrições para pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular da Unicamp 2013 estão abertas desde o dia 23 de abril até 31 de maio de 2012 e devem ser feitas no site da instituição.

Os interessados devem preencher um formulário pela internet, no site da Comvest e, para finalizar o processo, devem enviar a documentação necessária pelo correio. O valor da taxa de inscrição para o vestibular Unicamp 2013 ainda não foi definido.
São três as modalidades de isenção de taxa:

  1. Candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$700,00 por morador do domicílio)
  2. Funcionários da Unicamp/Funcamp
  3. Candidatos de cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia)
Os pré-requisitos para todas as modalidades são:
ter cursado da 5 a 8 série (ou 6 ao 9 ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública;
ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2012 o ensino médio.

A lista dos candidatos contemplados com a isenção será divulgada dia 17 de agosto.

Datas e Locais de Prova da Unicamp 2013

A primeira fase da Unicamp 2013 acontece no dia 11 de novembro de 2012, um domingo. As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 13, 14 e 15  de janeiro de 2013 (domingo, segunda e terça). As provas de aptidão devem acontecer entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.
Ainda não foram divulgados os locais das provas.


Lista dos Aprovados Unicamp 2013

A divulgação da lista dos aprovados da primeira chamada do vestibular da Unicamp 2013 está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2013 e também será publicada no Mundo Vestibular.

Livros Obrigatórios da Unicamp 2013

A Comvest divulgou, em janeiro de 2012, a lista de livros obrigatórios para os vestibulares de 2013, 2014 e 2015 da Unicamp:
  • Viagens na minha terra, de Almeida Garrett;
  •  Til, de José de Alencar;
  • Memórias de um sargento de milícias, deManuel Antônio de Almeida;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
  • O cortiço, de Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras, de Eça de Queirós;
  • Vidas secas, de Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia, de Jorge Amado;
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

Aqui no Mundo Vestibular você encontra os seguintes resumos dos livros obrigatórios da Unicamp 2013:

Como funciona o vestibular da Unicamp

O vestibular da Unicamp acontece uma vez por ano e as provas são aplicadas em duas fases.

A primeira fase costuma acontecer em um único dia e tem duração de cinco horas. Neste dia os candidatos precisam elaborar uma Redação, que vale no máximo 48 pontos e fazer uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais, que também vale até 48 pontos.

Confira aqui a prova e o gabarito da primeira fase da Unicamp 2012.

No vestibular da Unicamp 2013, a primeira fase vai acontecer no dia 11 de novembro, um domingo.

A nota da primeira fase vale como critério de seleção para a segunda fase e também para o cálculo da nota final do candidato. A Unicamp utiliza a nota do Enem para fazer o cálculo da pontuação da primeira fase. Para saber mais detalhes, você deve consultar o manual do candidato.

Segunda Fase da Unicamp 2013

A convocação para a segunda fase do vestibular da Unicamp é feita por curso. A classificação leva em consideração uma pontuação mínima na primeira etapa e o número de vagas oferecidas para o curso.
As provas da segunda fase são realizadas em três dias consecutivos, com quatro horas de duração cada e são comuns a todos os convocados para essa etapa. Na segunda fase da Unicamp, as questões são dissertativas.
Dia 1: Prova Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa com 12 questões que valem um total de 48 pontos e prova de Matemática, também com 12 questões valendo 48 pontos.

Dia 2: Prova de Ciências Humanas e Artes, com 18 questões que totalizam 72 pontos, e prova de Língua Inglesa com 6 questões, totalizando 24 pontos.

Dia 3: Prova de Ciências da Natureza, com 24 questões que valem 96 pontos no total.

Veja aqui as provas com as respostas esperadas da segunda fase da Unicamp 2012.

As provas da segunda fase da Unicamp 2013 acontecem nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

Provas de Habilidades Específicas

Alguns cursos exigem provas de Habilidades Específicas. As provas são diferentes para cada curso e valem 48 pontos. Os cursos que pedem esse tipo de prova para o processo seletivo da Unicamp são:
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Dança
  • Música
As provas de habilidades específicas da Unicamp devem acontecer entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.

Aqui no Mundo Vestibular você encontra as dicas, notícias, provas, gabaritos e resoluções comentadas do vestibular da Unicamp 2013.