O curso
O curso de Dança é moldado para aqueles que desejam aumentar e aprimorar seus conhecimentos nas artes corporais. O curso pode ser oferecido como Licenciatura ou Bacharelado. A escolha da modalidade depende da área desejada pelo estudante, podendo atuar como professor em escolas de educação básica, em cursos superiores após a conclusão de um mestrado, em pesquisas científicas e em diversos outros cenários profissionais.
O curso trará, além do conhecimento prático, a teoria e os detalhes sobre os mais variados tipos de dança. Mas o aluno também deve buscar conhecimentos fora do ambiente acadêmico. Quanto mais bem informado e mais preparado o aluno estiver, maiores serão as chances de se tornar um excelente profissional e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
O curso de Dança tem duração de 4 ou 5 anos, dependendo da instituição.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma das universidades brasileiras que possui o curso de dança mais antigo. A graduação teve início no ano de 1956 e até hoje forma alunos com alto grau de responsabilidade e dedicação pela profissão. A universidade também foi uma das pioneiras no mestrado em Dança, sendo que, a pós-graduação foi a primeira a ser iniciada no Brasil, criada em 2005 e lançada em 2006.

Faculdades que oferecem o curso de graduação em Dança
Como todo curso de graduação, para se tornar um bom profissional, deve-se procurar as melhores instituições que o oferecem e se dedicar para absorver o máximo de conhecimento possível.
A graduação em Dança ainda não está presente em muitas universidades, porém algumas das melhores instituições do país ministram esse curso com maestria. 
Abaixo segue algumas universidades que oferecem o curso de graduação em Dança:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA)
A grade do curso de Dança envolve disciplinas como Anatomia, História da Dança, Técnicas do Corpo, Sociologia, Cultura e Dança, Teoria e Pesquisas da Dança, etc.
O curso também exige que o aluno realize um estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.

Onde trabalhar?
O profissional formado em Dança pode atuar na criação de espetáculos, peças de teatro, apresentações diversas na TV e no cinema, ministrando aulas em escolas de educação básica ou superiores, além de  poder exercer a carreira de bailarino ou dançarino profissional.
A criatividade deve estar presente em todas as áreas possíveis nessa profissão. Principalmente para aqueles que desejam seguir a carreira de coreógrafo. O trabalho em equipe também é bastante valorizado, já que, na maioria das vezes, envolve mais de uma pessoa e não somente o profissional em questão.
Muitos profissionais da área de dança também exercem trabalhos voluntários, auxiliando crianças e jovens de baixa renda a ocuparem parte do seu tempo livre com atividades que tragam benefícios a saúde do corpo e da mente.
Ser um bom líder e saber se colocar diante de uma plateia também são requisitos indispensáveis para um bom bailarino, seja atuando como professor ou apresentando espetáculos de dança.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]