Curso Técnico

O Curso Técnico tem como objetivo garantir a capacitação de estudantes de nível médio de ensino, garantindo conhecimentos práticos e teóricos em inúmeras atividades da área produtiva. O principal foco do Curso Técnico é garantir o acesso rápido ao mercado de trabalho, além de garantir melhor qualificação e ajudar em uma melhor recolocação no mercado.
 
Os concluintes do ensino fundamental podem cursar o ensino Técnico ao mesmo tempo que o nível médio ou após ele. Porém, o diploma técnico só é recebido após a conclusão do ensino médio.
 
As possibilidades de cursos técnicos são muitas, há uma gama com mais de 150 cursos divididos em 18 eixos tecnológicos, envolvendo desde Apoio Educacional, Gestão e Negócios, Produção Industrial até Recursos Naturais, acompanhando sempre a demanda do mercado.

A duração do curso Técnico é de aproximadamente dois anos, o que garante uma formação e introdução rápida do profissional na área de atuação do curso realizado.

O Curso Técnico em Petroquímica tem ganhado destaque em diversas Instituições públicas ou privadas. O sucesso e procura por esse curso é consequência do atual cenário comercial brasileiro, que envolve as descobertas de novas jazidas de petróleo no mar. Em consequência, serão abordadas informações relativas ao curso e a profissão no decorrer do artigo.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]

Técnico em Petroquímica

O Técnico em Petroquímica trabalha no monitoramento, controle e operação de atividades que envolvam aspectos petroquímicos e sistemas com utilidade ambiental, respeitando as normas referentes à segurança. O profissional tem permissão para realizar análises e testes químicos, controlar a quantidade e qualidade da matéria prima e produtos, além de realizar o desenvolvimento de novos processos e produtos.

Perfil do Profissional

O Técnico em Petroquímica deve saber liderar e ao mesmo tempo se relacionar com todos os colegas e superiores, apresentando soluções seguras e flexíveis para os desafios do dia a dia e desta forma contribuindo para a tomada de decisão. Ter concentração e organização para desenvolver as atividades de maneira eficiente é essencial.

Mercado de Trabalho

O Técnico em Petroquímica poderá atuar em estações que realizem o tratamento de água e efluentes das indústrias desta área, laboratórios fazem o controle e qualidade de derivados do petróleo e, principalmente, em indústrias e empresas petroquímicas, que trabalham a separação do petróleo de outros resíduos. 

Grade Curricular

De acordo com a Instituição a grade curricular pode sofrer pequenas alterações. Antes de efetuar a matrícula, busque informações sobre a estrutura do curso, professores e laboratórios. Seguem abaixo, algumas das disciplinas que podem ser abordadas durante o curso Técnico em Petroquímica.
  • Química Inorgânica e Orgânica
  • Petroquímica
  • Logística
  • Tratamento de Água e Efluentes na Indústria Petroquímica
  • Gestão Ambiental
  • Tecnologias de Processos de Refino
  • Derivados de Petróleo
  • Operações de Máquinas e Equipamentos Petroquímicos
  • Segurança, Saúde e Meio Ambiente
  • Psicologia
O estágio supervisionado é obrigatório para a conclusão do curso e emissão do certificado de Técnico em Petroquímica.