O curso pré-vestibular ou cursinho, como é comumente chamado, é procurado por muitos alunos que já concluíram e que ainda estão cursando o ensino médio para ter um reforço das disciplinas abordadas em sala de aula e, assim, conquistar uma vaga na universidade e no curso desejados.
Infelizmente, nem todos os estudantes possuem recursos financeiros para arcar com as mensalidades que esses cursos cobram. Por conta disso, existem alguns cursinhos que oferecem as aulas de graça, solicitando que o aluno arque somente com o material didático ou mesmo nem isso, por vezes, o material também é fornecido para o aluno.
Conheça os tipos de cursinho para estudantes de baixa renda:

Cursinho assistencial


O cursinho assistencial é encontrado em muitas cidades e, normalmente, é idealizado por algum grupo de universitários. Os professores são voluntários, ou seja, não cobram para ministras as aulas e, em muitos casos, são os próprios alunos e professores das universidades.

Como ingressar em um curso assistencial?

A quantidade de alunos que procuram um curso assistencial é muito grande e nem sempre os locais onde esses cursinhos são ministrados comportam todos que buscam por esse reforço. Por conta disso, alguns cursinhos realizam um exame de seleção. Nesse exame são cobrados conteúdos abordados durante o ensino médio e que serão vistos novamente durante as aulas do curso pré-vestibular.
Além da prova, os candidatos passam por uma entrevista socioeconômica para comprovar que realmente não possuem condições de pagar as mensalidades de um curso particular.

Onde posso encontrar um curso assistencial?


Como foi dito anteriormente, um curso pré-vestibular assistencial pode ser encontrado em várias cidades, principalmente aquelas que possuem algum campus universitário. Vale a pena buscar informações na sua cidade ou nas cidades vizinhas.

Alguns exemplos de universidades que oferecem o cursinho:
•    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Pré-Vestibular da UFSC
•    Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Curso Especial Pré-Vestibular da UEL
•    Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Em Ação Pré-Vestibular
•    Universidade Federal de São Carlos - Curso Pré-Vestibular Educação e Cidadania (CEC)
•    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Araçatuba)- Curso Pré-Vestibular do Diretório Acadêmico Prof. Carlos Aldrovandi (DACA)
•    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Bauru)- Cursinho Primeiro de Maio
•    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Cursinho da Moradia Unicamp - Proceu
•    Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Cursinho de Educação Popular da UFTM
•    Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Cursinho Popular DCE/UFV
•    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Cursinho Pré-Vestibular UFJF
•    Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Pré-UFS
•    Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) - Pré Uneal
•    Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Pré-Vestibular Solidário UFCG
•    Universidade Estadual da Paraíba  (UEPB)- Prevest UEPB
•    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Pré-Acadêmico Atitude
•    Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Projeto Educacional de Inclusão Social Projedis
•    Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Pré-Vestibular UFT
•    Universidade Virtual de Roraima (Univirr) - Pré-Vestibular Solidário Univirr
•    Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Pré-Vestibular Aprovar

Alguns desses cursos pré-vestibulares cobram uma pequena taxa, seja de matrícula ou de mensalidade, porém o valor é simbólico.

Cursinho Online


Alguns sites divulgam os cursos pré-vestibulares grátis e que podem ser feitos pelo computador. Esses cursos disponibilizam o material virtual e exigem que o aluno possua bastante dedicação, já que o curso é feito em casa e não tem professores por perto.
Os cursinhos online podem ser encontrados em vários sites específicos, mas nem sempre possuem o material completo.

Cursinhos que oferecem bolsas e descontos


Muitas escolas que oferecem os cursinhos costumam aplicar exames de bolsa. O candidato participa de uma prova e, de acordo com a pontuação, recebe descontos sobre valor da mensalidade. O fato é que, mesmo aqueles que conseguem o desconto, nem sempre podem arcar com o restante da mensalidade.
O processo para conseguir uma bolsa integral nos cursinhos que oferecem essa possibiliade é parecido, o candidato deve participar de uma prova e precisa ter um desempenho determinado para conseguir estudar de graça.
Em alguns casos, o aluno que fez o ensino médio todo em escola pública já tem consegue uma certa porcentagem de desconto, basta somente que o aluno comprove que é de baixa renda e em qual escola concluiu o ensino médio.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]