O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 está se aproximando e muitas dúvidas costumam aparecer nos meses que antecedem a prova. É importante que todas elas sejam esclarecidas e que o estudante realize o exame com segurança, para obter o melhor resultado.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova aplicada aos alunos que já concluíram ou que desejam concluir o ensino médio. Atualmente, o ENEM é uma das formas para que o estudante possa ingressar no ensino superior ou obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Saiba mais em:
ENEM

Quando o ENEM 2012 será aplicado?

O ENEM 2012 será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro de 2012. A prova é composta por 180 questões divididas igualmente entre as 4 áreas de conhecimento. Além disso, o candidato também deve elaborar uma redação.

Quais são as áreas de conhecimento do ENEM?


O ENEM possui 4 áreas de conhecimento que são: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática, Códigos e suas Tecnologias. A Redação também é considerada uma área de conhecimento.

Quais as disciplinas cobradas em cada uma das áreas?


Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias são abordadas disciplinas de humanas, como aquelas vistas em História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias são cobrados os conteúdos relacionados com Química, Biologia e Física. A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias possui questões de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, além de questões em Inglês ou Espanhol. Em Matemática, Códigos e suas Tecnologias são cobradas questões que envolvam raciocínio lógico e muitos cálculos.

Como serão distribuídas as áreas de conhecimento?


No dia 3 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e meia e 45 questões cada. No dia 4 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões cada, e a Redação. O segundo dia de provas possui duração de 5 horas e meia.

Como a prova de idiomas será aplicada?


No ENEM há 5 questões voltadas ao Inglês ou Espanhol, que costumam ser as primeiras questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O idioma é escolhido pelo estudante durante a inscrição. Na hora da prova o estudante deve responder somente as questões referentes ao idioma desejado. As questões de Inglês e Espanhol terão a mesma numeração e, portanto, o mesmo espaço para serem assinaladas na Folha de Respostas.

O que é a Folha de Respostas?


A Folha de Respostas contém os dados do candidato no cabeçalho, um campo para ser assinalada a cor da prova e as questões numeradas de 1 a 90, no primeiro dia, e de 91 a 180 no segundo dia com as letras A, B, C, D, e E que correspondem às respostas dadas pelos candidatos em cada uma das questões.  O candidato deve assinalar somente uma resposta para cada pergunta, sem causar rasuras.

Quais são as cores da prova do ENEM?


As provas dos dois dias do ENEM são separadas por cores que costumam ser branco, amarelo, azul, rosa e cinza. A ordem das questões é diferente para cada uma das cores.

Qual será o horário de aplicação das provas?


As provas terão início às 13 horas em ambos os dias e término às 17 horas e 30 minutos no dia 3 e às 18 horas e 30 minutos no dia 4.
 

Quando o candidato poderá deixar a sala?


O candidato somente poderá deixar a sala onde a prova estiver sendo aplicada após duas horas do início do exame. O Caderno de Questões poderá ser levado pelo candidato somente nos últimos 30 minutos de prova.

Quais os materiais que devem ser levados para realização da prova?


O candidato deverá levar apenas uma caneta esferográfica fabricada com material transparente e da cor preta. Além disso, o candidato também deverá apresentar um documento de identidade com foto.

Quais os documentos que serão aceitos?


O candidato que irá realizar a prova deverá apresentar um dos seguintes documentos: Cédula de identidade (RG), Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Passaporte. É importante lembrar que o documento deve estar dentro do período de validade.

Quais os objetos que serão proibidos?


Não poderão ser utilizados lápis, lapiseira, borracha, boné e similares, aparelhos eletrônicos, como celulares e calculadoras, etc.
Os objetos deverão ser colocados em um porta-objeto lacrado e somente ser aberto após o candidato ter deixado a sala.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]