O Curso

O Curso de Cinema e Audiovisual forma profissionais capacitados a atuar em todos os processos que envolvem uma produção artística, desde som, luz, imagem até roteiro e direção. O curso tem duração média de 4 anos.

O aluno que se forma na graduação em Cinema e Audiovisual é denominado de bacharel e deve elaborar um projeto de conclusão de curso e um estágio supervisionado para que possa receber o diploma. Algumas instituições costumam exigir que o aluno participe da realização de um filme para obter o certificado de conclusão do curso.

Aulas de laboratório são fundamentais para que o aluno possa sair da graduação preparado para o mercado de trabalho.

As faculdades que oferecem o curso

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições públicas que oferecem o curso de graduação em Cinema e Audiovisual são:
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Entre as faculdades particulares, podemos destacar a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), ambas com conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O Enade é um exame aplicado anualmente para que o MEC possa avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo a graduação. Além dos alunos concluintes, aqueles que estão no penúltimo semestre também devem participar da prova. 

A grade curricular

As disciplinas cursadas na graduação de Cinema e Audiovisual são, em sua grande parte, voltadas para a história e para as teorias do cinema e das artes, como a fotografia.

De acordo com as Diretrizes Curriculares para os Cursos Superiores de Cinema e Audiovisual, dispostas no site do MEC, as disciplinas dessa graduação devem envolver 5 aspectos básicos como:

  • Linguagens: Essa área está relacionada com a análise e interpretação de imagens.
  • Artes e Humanidades: Voltado para disciplinas que envolvam teatro, dança, etc. e também o estudo de comunicação, história, literatura, entre outras.
  • Realização e Produção: Relacionado com a produção e divulgação dos projetos através de mídias contemporâneas. Responsável, também, pela utilização de tecnologias na criação de novos projetos.
  • Economia e Política: Esse eixo está voltado para a ética e para a política, além de aspectos voltados à gestão. Relaciona-se também com a preservação e recuperação de acervos públicos e privados.
  • Teoria, Análise, História e Crítica: Relacionados com a história do Cinema, as teorias que devem ser estudadas e utilizadas durante uma produção audiovisual, a comparação histórica entre a forma de transmitir uma informação, etc.

O Mercado de Trabalho

O jovem profissional formado em Cinema e Audiovisual pode atuar em vários campos, como televisão, publicidade e cinema. Além disso, também há oportunidade para aqueles que desejam trabalhar fazendo críticas de cinema e afins em jornais, revistas, etc. O graduado também pode realizar um mestrado e um doutorado e, assim, ministrar disciplinas no ensino superior.

A remuneração de um profissional dessa área costuma variar de acordo com a atuação e com a região de trabalho.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]