Além de avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem serve para entrar na faculdade. Algumas instituições já substituíram completamente o vestibular pela nota do Enem, preenchendo todas as suas vagas com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Outras instituições públicas destinam uma parte de suas vagas para o Sisu.

Já as faculdades particulares podem usar o Enem para selecionar candidatos a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), ou considerar a nota do Enem como critério para selecionar seus alunos, eliminando o vestibular.

Veja quais são as faculdades que utilizam o Enem para o vestibular e como fazer para descobrir se a sua faculdade participa de algum desses programas!

Faculdades utilizam o Enem para o Vestibular

Universidades públicas e privadas vêm utilizando cada vez mais o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Os formatos variam e podem ser classificados em dois grupos principais:
  • Faculdades que utilizam o Enem para o Sisu
  • Faculdades que utilizam o Enem para o ProUni
Além disso, algumas faculdades públicas e privadas podem usar a nota do Enem de outras formas para complementar ou substituir o vestibular tradicional.

Faculdades utilizam o Enem para o Sisu

O Sisu é um sistema totalmente informatizado que, a cada semestre, seleciona candidatos a uma vaga em universidade pública por meio da nota do Enem.
Cada vez mais universidades participam do Sisu. Em 2015, por exemplo, das 63 universidades públicas brasileiras, 58 utilizaram esse sistema.
A seleção abre duas vezes por ano, em janeiro em julho, e na época das inscrições você pode consultar todas as faculdades públicas que utilizam o Enem para o vestibular no site do Sisu.

Faculdades utilizam o Enem para o ProUni

O ProUni também é um sistema totalmente informatizado. Ele utiliza a nota do Enem para classificar candidatos a bolsas parciais e integrais em faculdades particulares de todo o País. A adesão ao ProUni também vem crescendo a cada semestre, e em 2015 mais de mil universidades privadas ofereceram vagas do ProUni.
Veja como consultar as universidades participantes do ProUni:
  1. Acesse a consulta pública do ProUni.
  2. Clique em “Procurar por Instituição”
  3. Digite o nome da universidade.
  4. Clique em “Pesquisar”.
Caso a universidade participe do ProUni, no resultado da busca você verá:
  • todos os cursos disponíveis naquela instituição,
  • o grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura),
  • o turno,
  • o valor da mensalidade e
  • a quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais para ampla concorrência e cotas.

Faculdades utilizam o Enem

Algumas faculdades públicas e privadas consideram a nota do Enem para aceitar estudantes em seus cursos superiores. O desempenho no exame pode ser utilizado de diferentes formas:
  • Enem como substituição ao vestibular tradicional em faculdades privadas
  • Enem como complemento à nota do vestibular tradicional em faculdades públicas.

Cada instituição tem seus próprios critérios de utilização do Enem. Por isso, se você pretende entrar em uma universidade específica que não participa do Sisu nem do ProUni, deve consultar o site ou a secretaria da instituição para saber mais detalhes sobre como poderá usar a sua nota do Enem para entrar na faculdade.
Veja algumas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC que utilizam o Enem como forma de ingresso:
Veja também:
Sisu
ProUni
Faculdades que aceitam a nota do Enem

Você pretende usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Deixe um comentário!