Quem não tem condições de pagar a faculdade particular pode conta com uma ajuda do Governo Federal. É o FIES, um programa do MEC destinado a financiar o curso superior de pessoas de baixa renda em universidades particulares.

Com o FIES, o estudante tem um financiamento a juros mais baixos e só começa a pagar a dívida depois de formado.

Preparamos este guia rápido para você entender como o FIES funciona, os principais requisitos e como fazer para pedir o financiamento do FIES.

Como é o FIES?

O financiamento do FIES funciona assim:
  • Para ganhar o benefício é necessário participar de um processo seletivo que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.
  • Durante o período em que estiver fazendo o curso financiado, o estudante só paga parcelas trimestrais  referentes aos juros.
  • Depois de formado, tem um prazo para conseguir um emprego e organizar seu orçamento. É a chamada “fase de carência”, durante a qual continua a pagar somente as parcelas trimestrais.
  • Passada a fase de carência, o beneficiário do FIES tem um prazo de vários anos para pagar a dívida, que depende da duração do curso financiado

Quem pode pedir o FIES?

Para pedir o FIES, você precisa cumprir alguns requisitos.

Pode pedir o FIES quem:

  • Tem renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.
  • Participou de alguma edição do Enem a partir de 2010, obteve média de pelo menos 450 pontos nas provas do exame e nota maior do que zero na redação.

NÃO pode pedir o FIES quem:

  • Tem renda familiar bruta maior do que três salários mínimos por pessoa.
  • Já usou o financiamento do FIES uma vez.
  • Está devendo para o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Como se inscrever no FIES

A inscrição para o FIES é feita pela internet, no site do FIES Seleção, duas vezes por ano, em prazos definidos pelo MEC.

Caso seja selecionado, o estudante terá um prazo para:

  1. Fazer o cadastro no SisFIES
  2. Validar as informações na faculdade
  3. Contratar o financiamento no banco
Durante a etapa de inscrição no portal do FIES, é possível fazer uma simulação do financiamento e descobrir qual o valor que poderá ser financiado e quanto tempo você terá para pagar a dívida. É muito importante preencher todas as informações solicitadas corretamente no momento da inscrição, pois na etapa seguinte será necessário apresentar documentos para comprovar todos os dados.

O FIES tem prazos específicos entre cada uma das etapas.

Depois de comprovar as informações na faculdade, você deve se dirigir ao banco para contratar o financiamento. São dois os bancos autorizados pelo MEC a fazer o financiamento do FIES: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A escolha do banco acontece na etapa de inscrição pela internet.

Vale lembrar que estudantes com bolsa parcial do ProUni podem usar o FIES para financiar o restante da faculdade. Para isso, o estudante precisa pedir o FIES para o mesmo curso e mesma faculdade onde tem a bolsa parcial do ProUni e a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor da mensalidade com desconto.

Faculdades que participam do FIES

Confira algumas das principais instituições de ensino que costumam participar do FIES:

Veja também:

Como usar o FIES para pagar a faculdade

Vai participar do FIES? Conte para a gente aqui nos comentários!