As diferenças entre Química e Engenharia Química

Uma das diferenças entre um curso de Química e Engenharia Química é com relação à grade curricular. Todos os cursos de engenharia precisam cumprir determinada carga horária, composta por matérias como cálculo, geometria analítica, etc., para atenderem às exigências do Ministério da Educação (MEC). Por conta disso, o curso de Engenharia Química é ministrado em 5 anos, enquanto que o curso de Química é ministrado em apenas 4 anos. Os cursos de Química são focados nas disciplinas específicas da ementa necessária para uma boa formação profissional e podem encontrar diferenças para os cursos de Licenciatura e Bacharelado.
O curso de Química Licenciatura é destinado para aqueles alunos que desejam dar aulas no ensino fundamental e médio e o curso de Química Bacharelado é mais focado para os alunos que desejam seguir outros rumos.
Nada impede que um aluno que tenha realizado uma graduação Bacharelado dê aulas. Para que isso seja feito, o aluno deve realizar um mestrado e um doutorado para se tornar apto a dar aulas para cursos do ensino superior. Outra vantagem de se realizar uma pós-graduação Stricto Sensu é a possibilidade de trabalhar com pesquisas, área muito favorecida pelo curso de Química.
Realizar uma pós-graduação, seja em Lato Sensu ou Stricto Sensu, é fundamental para obter sucesso na carreira profissional e conquistar uma boa posição no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre pós-graduação em:
 
Lato Sensu ou Stricto Sensu: As diferenças entre os tipos de pós-graduação

Como todos os cursos de graduação, é necessário que o aluno dedique determinada carga horária para a realização de um estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.

Mas, onde encontrar um curso de Química e de Engenharia Química?

Muitas faculdades oferecem o curso de Química e de Engenharia Química. Confira abaixo uma lista com as instituições que possuem o curso na sua grade e que tiveram nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
O ENADE é um exame aplicado pelo MEC com a finalidade de analisar os cursos de educação superior. Os cursos são divididos em grupos e cada grupo participa da prova de 3 em 3 anos. Esse exame não é obrigatório para as Universidades Estaduais, somente para as Federais e as Particulares. Um exemplo de faculdade que não participa do ENADE é a Universidade de São Paulo (USP). Por esse motivo, a instituição não aparecerá na lista das melhores faculdades ou dos melhores cursos, que toma por base a nota desse exame.

Instituições Públicas que oferecem o curso de Química


  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Instituições Públicas que oferecem o curso de Engenharia Química


  • Instituto Militar de Engenharia (IME)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Entre as instituições particulares, a única que obteve nota 5 e que oferece o curso de Química e de Engenharia Química é  a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio).

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]