Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes de São Paulo por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado São Paulo.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade de São Paulo (USP)

Considerada em vários rankings como a melhor universidade do país, a USP é uma instituição pública federal. O vestibular da USP, conhecido como Fuvest, é também um dos mais concorridos do Brasil. Ele acontece uma vez por ano, em duas fases, com inscrições normalmente entre agosto e setembro e provas em dezembro e janeiro.
Mais informações no site www.usp.br

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A UFSCar é uma universidade pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critérios para seu processo seletivo.
Mais informações no site www.ufscar.br

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Unicamp é uma universidade pública estadual, com vestibular bastante concorrido. O concurso acontece uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre agosto e setembro e provas normalmente em dezembro e janeiro.
Mais informações no site www.comvest.unicamp.br.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

A Unesp é uma universidade pública estadual, que aplica o vestibular uma vez por ano, em duas fases, com inscrições entre setembro e outubro e provas normalmente em dezembro.
Mais informações no site www.vunesp.com.br.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

A PUC-SP é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro. Mais informações no site www.pucsp.br.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas)

A PUC Campinas é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que acontecem normalmente em julho e dezembro. Mais informações no site www.puc-campinas.edu.br.

Universidade Paulista (Unip)

A Unip é uma universidade privada que promove vestibulares de inverno e verão no formato tradicional e também aplica o método de seleção via provas agendadas. Mais informações no site www.unip.br

Universidade Nove de Julho (Uninove)

A Uninove é uma universidade privada que oferece cursos presenciais e EAD. Promove dois vestibulares por ano, além de permitir o ingresso por meio de provas agendadas. Mais informações no site www.uninove.br.

Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban)

A Uniban é uma universidade privada que aplica o Vestibular Unificado Anhanguera. Os candidatos podem agendar a prova. Mais informações no site www.uniban.br

Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)

Mackenzie é uma universidade privada que promove dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Mais informações no site www.mackenzie.br.


*As informações foram coletadas em setembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.