Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes de Minas Gerais por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo o estado de Minas Gerais.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A UFMG é uma universidade pública federal que aplica um vestibular por ano, em duas etapas. As inscrições normalmente são abertas entre agosto e setembro e as provas costumam acontecer em janeiro. Mais informações no site www.ufmg.br.

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

A Ufop é uma universidade pública federal que aplica dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Mais informações no site www.ufop.br.

Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

A UFSJ é uma universidade pública federal que aplica dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, além da modalidade de ingresso via Programa de Acesso Seriado (PAS). Mais informações no site www.ufsj.edu.br.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

A UFJF é uma universidade pública federal que aplica um vestibular por ano para ingresso no primeiro e segundo semestres e ainda possui outros dois processos de ingresso: o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). Mais informações pelo site www.ufjf.br.

Fundação Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A UFV é uma universidade pública federal. Além do vestibular tradicional, que acontece uma vez por ano para ingresso nos dois semestres e tem provas específicas e gerais, adota também o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) e o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Mais informações no site www.ufv.br.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

A UEMG é uma universidade pública estadual que promove um vestibular por ano para ingresso nos dois semestres. As inscrições acontecem normalmente entre setembro e outubro e as provas específicas e gerais são aplicadas em  novembro e dezembro. Mais informações no site www.uemg.br.

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

A Unimontes é uma universidade pública estadual que realiza os seguintes processos seletivos: vestibular tradicional para cursos regulares, Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), processo seletivo para cursos modulares de graduação; processo seletivo para cursos superiores de formação específica – Cursos Sequenciais. Mais informações no site www.unimontes.br.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

A PUCMG é uma instituição privada que aplica dois vestibulares por ano, no primeiro e segundo semestres. Mais informações no site www.pucmg.br.

Universidade Presidente Antonio Carlos (Unipac)

A Unipac é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano. Para ingresso no primeiro semestre, o exame acontece entre novembro e janeiro e para o ingresso no segundo semestre acontecede junho a julho, de acordo com o calendário de cada Campus e Unidade. Mais informações no site www.unipac.br.

 Universidade de Uberaba (Uniube)

A Uniube é uma instituição privada que tem como formas de ingresso o vestibular agendado, o Processo Especial de Seleção (PES) e o Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS). Mais informações no site www.uniube.br


*As informações foram coletadas em setembro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.