Muitos estudantes desejam saber qual é a melhor instituição para oferecer determinado curso. Uma das formas de avaliar as instituições é através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Entenda o que é o exame e tire suas dúvidas!

O que é o ENADE?


O Exame de Desempenho de Estudantes, ou simplesmente ENADE, é um exame aplicado todos os anos para avaliar o nível de conhecimento específico dos alunos ingressantes e concluintes em um curso de graduação.

Quando o ENADE foi criado?


O ENADE foi criado em 2004 e substituiu o Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão. O Provão teve início em 1996 e foram realizadas 8 edições até o ano de 2003.

Como é composta a prova do ENADE?


A prova do ENADE é composta por questões de vários níveis de dificuldade.
Ao todo, são aplicadas 40 questões, sendo 10 de assuntos gerais e 30 de assuntos específicos abordados durante toda a vida acadêmica do estudante.

Quais as instituições de ensino superior que participam do ENADE?


Todas as instituições públicas federais e as instituições particulares devem participar do exame. As instituições públicas estaduais têm o direito de participar ou não do exame.

Quem é responsável pela aplicação do ENADE?


A entidade responsável pela criação e aplicação do exame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Todos os cursos são avaliados anualmente?


Não. Os cursos são divididos em três grupos e, de três em três anos, cada um desses grupos é avaliado.

Quem deve participar do ENADE?


Muitas mudanças ocorreram no exame ao longo dos anos. Uma delas foi com relação a quem seria obrigado a participar do ENADE. Neste ano, por exemplo, somente os aluno concluintes deverão realizar a prova. São incluídos em alunos concluintes também aqueles que estão no penúltimo semestre.

E se eu não participar do ENADE?


Se você está concluindo um curso graduação e não participar do ENADE, ficará impossibilitado de colar grau e de pegar seu diploma. A participação no exame é fundamental e vale como componente curricular do curso.

Estarei em um intercâmbio na data do exame, não vou poder colar grau?


Se você estiver matriculado ou realizando alguma atividade fora do Brasil, estará dispensado da realização do ENADE.

Qual a relação entre o ENADE e o ENEM?


A partir de 2011, os alunos ingressantes em um curso de graduação que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não terão que participar do ENADE.

Qual a importância de fazer um bom ENADE?


O ENADE é utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes e, consequentemente, avaliar as instituições de ensino superiores. Sendo assim, quanto melhor o desempenho dos estudantes no exame, melhor será a avaliação da instituição perante o Ministério da Educação (MEC).
Ao concluir a graduação, o aluno carregará um diploma com o nome da instituição de ensino superior onde realizou o ensino superior. Se esta instituição possuir uma boa nota no ENADE, certamente o aluno será visto com bons olhos, ao contrário daquele aluno cuja instituição teve uma avaliação ruim pelo MEC. 

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]