A Arte


Desde sempre, a arte foi uma ferramenta cultural que acompanhou o tempo. Das pinturas rupestres à arte contemporânea, com seus riscos e traços fortes e marcantes, mostrando a sua evolução segundo cada momento que se passou na história do homem. A arte em seus vários estilos, continua sendo apenas para quem tem realmente vocação para isto, mas nos tempos de hoje, existem Cursos como o de Artes Visuais, que capacitam os seus alunos a mostrar ao mundo a maneira como cada um enxerga o que se passa a sua volta.

A arte complementa a sabedoria e intensifica as experiências de vida do homem. Já dizia o poeta Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”.

Perfil do Estudante


Quem pretende ingressar nos melhores Cursos de Artes Visuais precisa saber que faz parte do processo seletivo o aluno ser submetido a testes de habilidades específicas, como desenho, pintura, entre outros, variando de uma Universidade para outra. No curso são realizadas muitas atividades práticas em laboratórios, então na hora de escolher a Instituição de Ensino a estudar, é interessante conhecer antes a qualidade de seus laboratórios.

Um estudante de Artes Visuais deve ser observador, criativo, analítico, ter senso crítico, gosto por desenho e interesse também pela história da arte e pelos vários tipos e estilos de arte que existem.

O Curso


O objetivo do curso é proporcionar espaço para o aluno desenvolver a sua própria arte, é abrir a sua mente para que ele possa mostrar ao mundo o jeito como ele enxerga a arte, e não apenas ensinar traços específicos, como por exemplo em uma aula de desenho ou de pintura.

Um curso de Artes Visuais costuma durar 4 anos, ou seja, 8 semestres, e metade deste tempo, 2 anos, é destinado ao aprendizado básico sobre o curso, que é igual tanto para os alunos de Licenciatura para Artes Visuais quanto para os de Bacharelado. Nos 2 anos seguintes, em ambos os cursos, se os alunos passarem em todas as matérias do ciclo básico, eles irão seguir seus próprios caminhos segundo a habilitação que escolheram, irão se especializar em sua área de interesse particular.

Mercado de Trabalho


O aluno que decide estudar Artes Visuais na modalidade Licenciatura deve ter em mente suas possibilidades de trabalho: ele certamente se formará neste curso para suprir a necessidade de docentes desta área nas escolas e demais instituições de ensino do país, além da possibilidade de fazer pesquisas acadêmicas também.

Já o aluno que parte para o caminho das Artes Visuais na modalidade Bacharelado tem um leque bem maior de oportunidades no mercado de trabalho, o profissional pode seguir carreira em: Artes Plásticas, Arte Digital, Comunicação Visual, Design, Desenho, Assistência e Curadoria de Exposições e Eventos Artístico-Culturais, entre vários outros.

Artes Visuais nas Melhores Universidades


O Brasil possui várias Instituições de Ensino que oferecem o Curso de Artes Visuais, as 15 de maior qualidade são:

  • Universidade de São Paulo (USP), nota 5 pelo MEC;
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade de Brasília (UnB), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade de Goiânia (UFG), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade da Amazônia (Unama), nota 4 pelo MEC;
  • Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nota 4 pelo MEC;
  • Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nota 4 pelo MEC;
  • Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), nota 4 pelo MEC.

"A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível" Leonardo da Vinci.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]