Veja a seguir as principais formas de conseguir pagar a faculdade, entre financiamentos, descontos e bolsas.

FIES

O Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal permite financiar desde a metade até o total do valor do curso, sendo que só é preciso começar a pagar depois da formatura. O FIES pode ser solicitado em qualquer época do ano e leva em conta o perfil socioeconômico do aluno.  Além disso, é obrigatório estar matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e, para quem concluiu o ensino médio a partir de 2012, é obrigatório ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Saiba mais sobre o FIES neste artigo.

Prouni

O Programa Universidade para Todos também é uma iniciativa do Governo Federal e concede bolsas parciais e totais para alunos matriculados em cursos superiores de instituições privadas. Os principais critérios são a renda do candidato e a nota do Enem. As inscrições para o Prouni podem ser feitas duas vezes por ano, no primeiro e segundo semestres, pela internet.
Saiba mais sobre o Prouni neste artigo.

Financiamentos Privados

Caso não se encaixe no FIES, que tem juros mais baixos, ou no Prouni, que concede bolsas parciais e integrais, uma das opções para conseguir pagar a faculdade em dia é fazer um financiamento privado. Muitas faculdades particulares aceitam esse tipo de financiamento e o mais conhecido deles é o Crédito PraValer.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas para alunos desde o ensino médio até o pós-doutorado. Elas podem ser científicas ou tecnológicas, individuais ou por quota.

Programas Locais

Nem só do Governo Federal partem os programas de bolsas de estudo para a graduação superior. Estados, municípios e até mesmo instituições privadas podem oferecer bolsas totais ou parciais, dependendo do tipo de curso e da renda do aluno. Vale a pena pesquisar.

Empresas

Muitas empresas oferecem incentivos financeiros para quem quiser se qualificar  com uma graduação superior. As bolsas, normalmente, são parciais. Caso trabalhe em uma empresa pequena, que ainda não ofereça esse benefício, vale conversar com seu superior e destacar como poderá fazer um trabalho melhor com o curso.

Sua Própria Faculdade

Quase todas as instituições de ensino superior particulares contam com programas de descontos e bolsas. Há descontos por assiduidade no pagamento, por ter familiares estudando na mesma instituição, convênios com empresas, descontos por méritos e para ex-alunos, só para citar alguns. Algumas também concedem bolsas parciais e totais.