Preparamos um guia com os dez vestibulares mais importantes da Bahia por número de matrículas e/ou relevância de universidades federais, estaduais e particulares de todo Estado da Bahia.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A UFBA é uma instituição pública federal que realiza três tipos de processos seletivos: Vestibular Tradicional, Vagas Residuais e Licenciaturas especiais. O vestibular tradicional acontece uma vez por ano e é obrigatória a realização do Enem.
Mais informações no site www.ufba.br

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

A UFRB é uma instituição pública federal que utiliza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como principal forma de ingresso.
Mais informações no site www.ufrb.edu.br

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

A UNEB é uma instituição pública estadual que realiza um concurso vestibular por ano, com inscrições normalmente nos meses de outubro e novembro.
Mais informações no site www.uneb.br

Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

A Uefs é uma instituição pública estadual que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres, além de um processo seletivo especial para o curso de Direito.
Mais informações no site www.uefs.br

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

A Uesb é uma instituição pública estadual que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestres.
Mais informações no site www.uesb.br

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

A UESC é uma instituição pública estadual que oferece suas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer, o candidato deve obrigatoriamente fazer o Enem.
Mais informações no site www.uesb.br

Centro Universitário da Bahia (FIB)

O FIB é uma instituição privada que pertence ao grupo Estácio e realiza vestibular tradicional e vestibular agendado. Participa do FIES e do Prouni.
Mais informações no site portal.estacio.br

Universidade Salvador (UNIFACS)

A UNIFACS é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Participa do FIES.
Mais informações no site ww.unifacs.br

Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE)

A UNIJORGE é uma instituição privada que tem como forma de ingresso o vestibular agendado. Participa do Prouni e do FIES.
Mais informações no site www.fja.edu.br

Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

A FTC é uma instituição privada que realiza dois vestibulares por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre, além de um vestibular específico para o curso de Medicina.
Mais informações no site www.ftc.br

*As informações foram coletadas em outubro de 2012, a partir do último censo do MEC e dos sites das instituições.