O que é?


A Engenharia de Agrimensura é o ramo da Engenharia responsável por captar dados geográficos seja por medições ou por GPS, a fim de desenhar mapas topográficos de certa região para auxiliar na realização de determinadas obras naquele local. A engenharia de agrimensura prepara as áreas urbanas e rurais para obras que vão modificar ou acrescentar uma infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. E por isso é muito comum o Engenheiro Agrimensor ser um funcionário público ou terceirizado, qualquer obra que uma Prefeitura vá fazer na cidade, é necessário haver um engenheiro agrimensor fornecendo auxílio com seus serviços. Seus trabalhos servem de base para as obras que os engenheiros civis irão realizar.

O Curso


O Curso de Engenharia de Agrimensura, algumas vezes chamado também de Engenharia de Agrimensura e Cartografia, é de bacharelado e tem duração mínima de 5 anos. O curso tem muitas aulas práticas em laboratórios e em pesquisas de campo. E os alunos também são ensinados a usar recursos de alta tecnologia disponibilizados, às vezes pela Instituição e às vezes emprestados de empresas.

Perfil do Ingressante


É desejável que, quem pretende ingressar neste curso,  possua além de gosto pelas ciências exatas, interesse por geografia, geologia, topografia e matérias da área, e também uma boa noção do processo de formação dos terrenos. Além disso tudo, outras características interessantes que o ingressante tenha são:

•    Capacidade de observação;
•    Visão de projeto;
•    Metodologia;
•    Proatividade;
•    Boa visão espacial.

O Profissional


O Profissional formado no Curso de Engenharia de Agrimensura estará apto a realizar:

•    Avaliações e perícias em propriedades em processos que envolvam demarcação de um território;
•    Elaborar mapas de áreas submersas por meio da utilização de sonares;
•    Levantar dados topográficos e planejar redes de saneamento básico, de telefonia e eletrificação;
•    Auxiliar na realização de obras e construções civis, como estradas e pontes;
•    Estudar o meio ambiente, mensurar o território recursos naturais presentes;
•    Georreferenciamento, mapear áreas com base em imagens de satélites e fotos aéreas;
•    Sistemas de informações geográficos (SIG), monitorar, guardar e processar informações sobre determinadas áreas;
•    Representação Cartográfica, elaborar mapas dos relevos de determinada área, entre outros.

O Mercado de Trabalho


Como dito antes, o Agrimensor, ou Engenheiro de Agrimensura, é na maioria das vezes um funcionário público ou terceirizado pela Prefeitura de um Município, por causa da quantidade de obras realizadas pela prefeitura, principalmente em cidades do interior. Este profissional tem muitas oportunidades no Mercado de Trabalho, pois em toda obra que vá ser realizada é preciso ter um profissional desses para colher dados do terreno como superfícies, relevo e contorno físico, para analisá-los e poder auxiliar o Engenheiro Civil que vá cuidar da obra. Ele também pode encontrar trabalho na área de processos que necessitem a delimitação de territórios. Existe área para esse profissional em alto mar também, analisando terrenos submersos, com a ajuda de sonares, propícios à extração de petróleo.

A remuneração inicial, segundo o Crea-SP, é de R$ 3.060,00 para 6 horas diárias de trabalho.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]