Para conseguir o FIES, é preciso apresentar alguns documentos em pelo menos duas fases do processo: na validação dos dados junto à Instituição de Ensino Superior e, mais tarde, na hora de contratar o financiamento no banco escolhido.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

A primeira documentação que você precisa providenciar para pedir o FIES está relacionada com a comprovação dos dados que preencheu no formulário de inscrição. Quem vai comprovar se esses dados são verdadeiros e corretos é uma área específica na sua faculdade ou universidade chamada de CPSA, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Toda instituição que participa do FIES tem uma comissão dessas.

Documentação FIES - CPSA

Assim que fizer sua inscrição do FIES pela internet, você precisa ir até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) de sua faculdade ou universidade e apresentar alguns comprovantes. Não existe uma lista fechada com essa documentação, pois a CPSA pode pedir mais documentos em caso de dúvida. Normalmente, a faculdade divulga a lista de documentos para pedir o FIES e a lista de documentos pedida pela CPSA daquela instituição.

No entanto, em linhas gerais, você vai precisar levar três tipos de documentos:
- Comprovante de Identificação
Podem ser pedidos um ou mais tipos de documentos para verificar a identidade do aluno que pede o FIES. (ex.: RG, identidade militar, CNH etc.)

- Comprovante de Residência
Documentos comprovando o endereço residencial do aluno, de acordo com o que preencheu na inscrição. Normalmente são correspondências oficiais, como extrato do FGTS, faturas de cartão, contrato de aluguel e contas de água, luz, gás ou telefone, para citar alguns exemplos.

- Comprovante de Rendimentos
Dependendo do tipo de atividade exercida pelo aluno, responsável e/ou fiador, a CPSA pode pedir comprovantes diferentes. Novamente, é importante informar-se em sua faculdade para entender que documentos serão pedidos no seu caso específico.

No site do FIES tem uma lista com os documentos mais comuns pedidos pelas CPSAs. Você pode ver a lista aqui.


Documentação FIES - Banco

Depois de comprovar os dados de identificação, residência e rendimentos na sua faculdade ou universidade, você vai precisar levar uma série de documentos (originais e fotocópias) até o banco escolhido por você no formulário de inscrição para fazer o contrato do financiamento propriamente dito.

Documentos do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):
  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

*Informações coletadas em dezembro de 2012 no site do MEC.