O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino para alunos de baixa renda. Para selecionar os candidatos a uma bolsa, o Prouni utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior à inscrição, ou seja, o aluno deverá ter realizado o ENEM em 2012 se quiser se inscrever no Prouni em 2013.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você.]

Existe uma nota mínima para participar do Prouni?

Sim, para tentar uma bolsa do Prouni, além de ter feito o Enem no ano anterior, o candidato deve ter conseguido uma média igual ou superior a 450 pontos nas 5 áreas de conhecimento do Enem. Até o 2012, essa média poderia ser de 400 pontos, mas a partir do ProUni 2013, a exigência aumentou em 50 pontos. O candidato ao Prouni também não pode ter zerado na redação do Enem.
As 5 áreas de conhecimento do ENEM são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.

Como funciona o critério de renda familiar no Prouni?

Outro critério utilizado pelo ProUni é com relação à renda familiar. Para calcular a renda familiar, é preciso somar a renda mensal de todos os familiares que moram na casa do candidato ao Prouni e dividi-la pelo número de pessoas que moram nessa mesma casa. Consegue-se, assim, a renda familiar bruta mensal per capita (ou por pessoa).
Os alunos que possuírem uma renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio, poderão concorrer a uma bolsa integral. Já os alunos que possuírem renda familiar bruta mensal por pessoa acima de um salário mínimo e meio e até três salários mínimos, poderão concorrer a uma bolsa parcial, que corresponde a 50% do valor total dos encargos escolares.

Como vai ser o Prouni em 2013/2?

O ProUni possui duas edições, uma no começo e outra no meio do ano. Normalmente, no começo do ano o número de vagas é superior ao meio do ano, já que a maior parte das instituições iniciam o período letivo em fevereiro ou março. 
As inscrições para o ProUni 2013/2, a edição do meio do ano,  podem ser feitas no site do programa entre os dias 17 e 27 de junho, e o resultado da primeira chamada do Prouni sai no dia 30 de junho.
O Prouni faz duas chamadas para os selecionados, sendo que a segunda chamada da edição 2013/2 será no dia 16 de julho. Caso não tenha sido selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni, o candidato pode ainda tentar uma vaga pela Lista de Espera. Para isso, deve manifestar seu interesse em participar da lista no site onde fez a inscrição para o Prouni. O resultado da Lista de Espera do Prouni 2013/2 sai no dia 12 de agosto.


*Informações coletadas no site do Prouni em junho de 2013.