O curso de graduação de Comércio Exterior é voltado para os interessados em assuntos internacionais e línguas estrangeiras. Os estudantes deste curso são preparados para trabalharem com as questões relativas à política internacional que vão desde de políticas monetárias até segurança geral mundial e meio ambiente. Para ser um bom estudante do curso é preciso se manter informado dos assuntos gerais mundiais.

O curso de Comércio Exterior, ou Relações Internacionais, abrange diversas áreas de estudos, são elas: História, Política, Filosofia, Ética, Economia entre outras.

Tipos de Cursos de Comércio Exterior

Existem 3 tipos de cursos para graduação em Comércio Exterior, sendo eles :

Técnico: O curso tem duração máxima de 2 anos, é uma formação simples, porém o estudante saí do curso apto a entrar no mercado de trabalho. São ministradas aulas técnicas e práticas. Os formados neste tipo de curso tem como principal ramo de atuação as áreas de Logística e Contabilidade.

Tecnólogo: Um curso um pouco mais aprofundado com duração máxima de 3 anos. Com conteúdo mais específico e apresentado de modo resumido e simples, esta modalidade de curso é indicado para pessoas que já tem graduação em cursos como Administração, Contabilidade ou Direito.

Bacharelado: O curso de bacharelado oferece uma formação mais completa para um futuro negociador internacional. O principal objetivo do curso é formar um profissional capacitado, moderno e dinâmico. Para fazer este curso é interessante que para o bom desempenho, o aluno já tenha alguma noção básica de língua inglesa.

Carreira em Comércio Exterior

Os formados em Comércio Exterior podem exercer funções em diversas áreas, sendo elas :

  • Agenciamento de Carga: O profissional desta área fica responsável por contratar frete e seguro. Acompanhar o embarque e desembarque de cargas também estão nas atribuições da profissão.
  • Análise: Nesta área o profissional serve como intermediário para fazer o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.
  • Consultoria: Prestar serviços de assessoria para empresas de médio e pequeno porte que necessitam iniciar negociações internacionais.
  • Cotação: Elaborar relatórios com a cotação de moedas internacionais e de produtos.
  • Gestão: Fazer um estudo e determinar qual o mercado que deseja operar, planejando os objetivos e metas da exportação
  • Logística: Desenvolver relatório para determinar como será  o transporte dos produtos.
  • Marketing internacional: Analisar o mercado e adaptar as mercadorias produzidas ,de acordo com a cultura local de onde será comercializado.

Melhores instituições que oferecem o curso

As instituições mais cotadas no Brasil para fazer o curso de Comércio Exterior (Bacharelado), são:

  • Univelle Universidade (Univille) – Joinville - SC
  • Universidade de Fortaleza (Unifor) – Fortaleza - CE
  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali)     - Itajaí - SC
  • Universidade Fumec (Fumec) – Belo Horizonte - BH
  • Univelle Universidade (Univille) – São Bento do Sul – SC

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]