O mercado e a oferta de cursos de arqueologia vêm crescendo a cada dia no Brasil. Esse artigo é fala mais sobre o curso, faculdades e oportunidades para os alunos que desejam ser arqueólogos.

A arqueologia é a disciplina que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Por ser uma ciência social, não estuda somente as sociedades já extintas, mas também pode analisar os rastros de sociedades atuais. Inclui-se também no seu campo de estudo as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente.

Curso

O profisisonal da área de arqueologia  analisa os materiais encontrados no subsolo  da terra para estudar as civilizações. Com seu conhecimento de história e um olhar analítico, esse profissional tem condições de pesquisar e descobrir como foi feita a ocupação humana no passado. A maioria dos cursos, apesar das diferenças em seus perfis, têm a grade curricular bastante próxima em virtude de algumas disciplinas bases para o estudo, como pré-história, cartografia, , geologia,história da sociedade brasileira, museologia e educação ambiental.

A maior parte da grade curricular do curso de Arqueologia é para o estudo de disciplinas práticas. Elas são estudadas desde o ano inical em parques naturais e sítios arqueológicos ou, ainda, em  lugares onde os alunos do curso possam conhecer os elementos que compõem  algumas sociedades e saber quais foram as intervenções sofridas ao longo do tempo. Os cursos de graduação duram em média 4 anos e, geralmente, sua distribuição é semestral, o que pode variar de acordo com o sistema da faculdade.

As principais atividades que um arqueólogo pode realizar são na área de pesquisa, realizando estudos para institutos de pesquisa; na área acadêmica, lecionando em universidades; na área de consultoria para empresas de engenharia e em empresas ligadas à preservação do patrimônio histórico.

Grade Curricular básica

As disciplinas básicas que compõem o currículo dos cursos de arqueologia são:

  • Gestão do patrimônio cultural
  • Antropologia
  • Antropologia Cultural I e II
  • Teorias da Arqueologia I e II
  • Pré história Brasileira I e II

Melhores faculdades

No Brasil não são muitas as faculdades que oferecem cursos de graduação em Arqueologia, contudo, a oferta aumentou bastante nos últimos anos. Desta forma, os cursos oferecem diferentes perfis para a mesma formação àqueles que querem seguir a carreira. As instituições de ensino que oferecem o curso de graduação são:

  • Pontifícia Universidade Católica de Góias – PUC Góias
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf
  • Universidade Federal de Sergipe – UFS
  • Universidade Federal do Piauí – UFPI
  • Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Universidade Estadual do Amazonas – UEA
  • Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul– FURG
  • Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Especializações

  • Mestrado em Arqueologia
  • Especialização em Arqueologia e História
  • Especialização em Pré História Brasileira

Mercado de trabalho

A primeira turma de graduação em Arqueologia, que é recente no Brasil, formou-se em 2008. Porém, o mercado de trabalho para o profissional desse curso dá sinais de crescimento. Os números do mercado brasileiro no campo da arqueologia são animadores. Somente nos últimos dez anos, os cursos de graduação desse curso duplicaram no país. Os sítios arqueológicos assentados aumentaram de 15 mil em 2009 para 20 mil em 2010, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram um dos impulsionadores desse crescimento.

A procura pelo profissional nessa área para integrar esquipes que trabalham em projetos em áreas de impacto ambiental e para avaliar a instalação de grandes empreendimentos – como barragens, hidrelétricas, gasodutos e rodovias -, que serão  instalados nas regiões que suportem  abrigar os sítios arqueológicos. As grandes obras de infraestrutura do PAC devem favorecer ainda mais esse mercado. O arqueólogo pode oferecer esse tipo de serviço como um profissional autônomo ou associando-se a empresas. Além disso, o profissional dessa área pode trabalhar em museus, em educação patrimonial,  em casas de cultura ou, ainda,  pode atuar como pesquisador. Mesmo que a profissão do arqueólogo ainda não seja regulamentada muitos concursos públicos já oferecem vagas para os profissionais dessa área, como o concurso do Ministério Público.

[Acheos cursos e faculdades ideais para você!]