Começam hoje, 13 de Maio,  as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013. Elas devem ser feitas pelo site da prova, na seção de inscrições http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/ . O prazo vai até o dia 27 deste mesmo mês.

Realizando a inscrição: Passo a Passo

Para se inscrever e ter o direito de realizar a prova, o participante, no momento da inscrição, deverá realizar os seguintes passos:

  1. Informações Pessoais. No início, informar o CPF e data de nascimento, que farão com que parte dos próximos dados sejam preenchidos automaticamente, podendo alterar o sexo. Preencher o restante dos dados. Caso haja algum erro, será preciso corrigi-lo através da Receita Federal.
  2. Endereço. Informar o CEP e os detalhes do endereço para o envio do Cartão de Confirmação.
  3. Contato. Preencher os campos de celular e e-mail, para recuperação de senhas e recebimento de notícias sobre a prova.
  4. Atendimento Específico/Diferenciado. Para os estudantes que possuem motivos físicos, médicos ou religiosos (guardar o sábado), estes campos deverão ser preenchidos com as informações necessárias. Caso não haja necessidade, selecionar “Não” e continuar.
  5. Língua Estrangeira. Selecionar um idioma para realizar a prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
  6. Local de Prova. Definir o município para a realização do exame.
  7. Senha. Criar uma senha e memorizá-la. A mesma será utilizada para o ProUni e para o SISU.
  8. Situação Escolar. Informar sobre a situação do Ensino Médio. Caso o participante não tenha terminado o mesmo, informar se tentará obter o certificado de término.
  9. Pesquisa de Escola. Informar a instituição de ensino (para quem está cursando ou tenha previsão de terminar o ensino médio em 2013).
  10. Dados Socioeconômicos. Preencher os campos da pesquisa, que visa traçar perfis dos participantes do ENEM.
  11. Conclusão da Inscrição. Confirmar o processo e guardar o Número de Inscrição, que será utilizado para o acompanhamento da mesma (É recomendado imprimir e guardar esta página). Acessar a página do Guia de Recolhimento da União (GRU) e imprimi-lo.
  12. Após terminada a inscrição (Passo 11), será possível acompanhar a situação, indo novamente para a página inicial, através dos dados do participante.

Pagamentos e Isenção

A taxa de R$ 35,00 reais deverá ser paga, até dia 29 de Maio, no Banco do Brasil, através de GRU Simples (Guia de Recolhimento da União) gerado no momento da inscrição.

Alunos da rede pública que concluem o ensino médio em 2013 e alunos que declararam carência socioeconômica, estão isentos do pagamento.

Provas, Redação e Mudanças

O exame será realizado às 13 horas (Brasília) dos dias 26 e 27 de Outubro deste ano. No primeiro, serão realizadas as provas de ciências da natureza e de ciências humanas. No segundo, serão realizadas as de matemática, linguagens e códigos e a redação.

Para a redação, mudanças foram apresentadas na última quarta (8): Caso haja uma discrepância de 100 pontos entre a dupla de avaliadores, um terceiro será solicitado. Trechos que caracterizem “fuga ao tema” desencadearão uma nota zero. A correção ortográfica será mais rigorosa.

Outras informações podem ser obtidas pelo Edital do ENEM 2013 ou pelo site de inscrições da prova.

[Ache os cursos e faculdades ideais para você!]