INTRODUÇÃO


O propósito desta aula é prover uma avaliação dos componentes estruturais básicos de células vivas.
Revisando estas estruturas, nós discutiremos também suas funções.

célula vista ao microscópio

Todos Organismos vivos são compostos por células. Uma célula é um pequeno compartimento de membrana que contém todas as substâncias químicas e moléculas que ajudam e dão apoio à vida de um organismo.

Uma compreensão da estrutura celular é um dos primeiros passos para compreender as interações celulares complexas que dirigem e produzem a vida.

As células podem ser ilustradas como blocos de construção dos organismos. Alguns organismos são compostos de uma única célula. Outros, como nós mesmos, são compostos de milhões de células que trabalham para executar as funções mais complexas e que nos fazem diferente de bactérias.

Antes que nós possamos entender como múltiplas células podem trabalhar para criar funções biológicas complexas, é necessário entender que funções biológicas uma única célula é capaz de executar para sustentar sua própria vida .

Há tipos diferentes de células com estruturas individuais. Organismos unicelulares têm estrutura celular diferente que organismos pluricelulares e células de plantas têm estruturas diferentes de células animais.

Estas diferenças refletem diferenças nas funções que cada uma destas classes de células executa. 

O foco desta aula estará nas estruturas que compõem organismos multicelulares complexos,além disso, discutiremos a estrutura celular através de uma estrutura que é universal a todas as células, as membranas.

Por enquanto vamos teremos uma visão geral da citologia.