Criado pelo governo federal em julho de 2013, o  Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) começa a funcionar a partir de agosto de 2013. Para ficar por dentro do Sisutec, confira a seguir as cinco principais perguntas e respostas sobre o novo sistema.

1. Para que serve o Sisutec?

O objetivo do Sisutec é facilitar o acesso aos cursos do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego, o Pronatec.

2. Quando abrem as inscrições do Sisutec?

O Sisutec abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres. Na segunda edição de 2014, as inscrições do Sisutec acontecem entre os dias 21 e 25 de julho.

3. Que tipo de curso entra no Sisutec?

As vagas do Sisutec são para cursos técnicos de até 1.440 horas.

4. Quais instituições têm vagas para cursos do Sisutec?

As instituições que podem oferecer vagas em cursos técnicos para o Sisutec são: institutos federais, escolas técnicas estaduais, escolas do sistema S (Senai, Senac, Sesc, Sesi etc.) e universidades.

5. Como funciona o Sisutec?

O estudante que desejar concorrer a uma vaga pelo Sisutec deve fazer a inscrição pela internet, selecionando uma das vagas disponíveis no curso e instituição de sua preferência. O processo, a exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), é totalmente informatizado e utiliza como critério de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

[Ache os cursos e faculdades ideais para você]