O inglês está entre os idiomas mais falados no mundo e tem se tornado um requisito obrigatório para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. O quanto antes você começar a desenvolver essa habilidade, melhor!

Dominar um idioma exige tempo (pois não se conquista fluência em uma língua em poucos meses) e dinheiro (para pagar mensalidades, material, deslocamento, etc.). E já que você vai investir, precisa saber quais são as melhores escolas, certo?  

Infelizmente, não é possível fazer uma lista definitiva com as melhores escolas de inglês do Brasil. Isso porque a escola que seu amigo adora pode não ser legal para você. Fatores como metodologia, professores, localização, preço, horário de aula e material didático devem ser levados em consideração ao escolher a melhor escola de inglês para as suas necessidades e não existe uma “fórmula mágica” que reúna todas as características ideais e funcione para todos os alunos.

Por isso, o melhor a fazer é analisar as características das escolas de inglês perto de sua casa ou trabalho (se for muito fora de mão, o risco de você faltar muito e abandonar o curso é grande!) e descobrir qual delas oferece o que você precisa, com mensalidade que caiba no seu bolso e uma metodologia que funcione para você.

Depois de selecionar umas duas ou três opções, procure fazer aulas experimentais. Escolas sérias costumam oferecer uma aula grátis para que os futuros alunos tenham contato com a metodologia, a infraestrutura da escola, o professor e o material didático. Essas aulas demonstrativas funcionam como um “test-drive”, você assiste sem compromisso e, se gostar, faz a matrícula.

Outra característica que pode ajudar na escolha é buscar instituições de referência, que podem até ser pequenas e recentes, desde que bem recomendadas por pessoas da sua confiança. Na dúvida, escolas de renome, com bastante tempo de atuação no mercado, costumam ser uma aposta mais segura.

Melhores Cursos de Inglês

Existem muitas escolas de inglês e cada região do País tem uma presença maior ou menor de franquias ou escolas locais. Listamos as mais conhecidas e tradicionais, com unidades em vários estados, para você ter uma ideia:


CCAA      

Um dos cursos de inglês mais tradicionais no Brasil, foi criado em 1961. Oferece turmas específicas para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos, além de cursos de inglês para executivos, redação em inglês e preparatório para exames internacionais.
Possui cerca de 800 unidades distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal.
O curso de inglês para adultos possui 11 níveis e as aulas têm duração de 1 hora e 15 minutos.

CNA    

Criado em 1973, tem mais de 500 escolas espalhadas pelo Brasil. Oferece turmas específicas para crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias e para adultos.
O inglês para adultos tem 8 módulos no total, do nível básico ao avançado. A escola oferece ainda cursos de especialização em conversação e preparatório para exames internacionais.


Fisk    

Uma das escolas mais tradicionais, criada nos anos 1950 por Richard Fisk, um americano que desenvolveu um método próprio para ensinar inglês para brasileiros.
Tem franquias em 7 países. No Brasil, está presente em todos os estados e no Distrito Federal.
Oferece turmas para crianças, adolescentes e adultos. Tem também cursos de aperfeiçoamento, inglês para turismo e preparação para exames de certificação internacional.

Skill    

Criada em 1973, possui mais de 200 unidades e centros de idiomas em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Oferece cursos para crianças, adolescentes e adultos. Para o público adulto, tem curso básico, intermediário, avançado, de negócios e para o vestibular.

Uptime

Presente em 22 estados e no Distrito Federal, foi criada em 2001 e tem mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil.
Oferece cursos para adolescentes, jovens e adultos. Tem turmas específicas de inglês para o mercado de trabalho, preparatório para exames internacionais, aulas de conversação e cursos no exterior.


Wise up    

Focada no público adulto, que já está no mercado de trabalho e deseja aprender inglês em pouco tempo. O curso dura 18 meses e cobre expressões básicas utilizadas no dia a dia e nas empresas. A escola foi fundada em 1995 e conta com mais de 300 escolas em 5 países. No Brasil, está presente em 19 estados e no Distrito Federal.


Wizard

Foi criada em São Paulo, em 1987. Presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, conta com 1.200 escolas em 740 cidades.
Oferece cursos para crianças, adolescentes e adultos. O curso para adultos dura 8 semestres na chamada “graduação” e tem 4 semestres de “pós-graduação”.

Yázigi    
Está entre as mais antigas e tradicionais do Brasil. Foi criada em 1950 e conta com mais de 420 unidades em 22 estados e no Distrito Federal.
Oferece cursos para crianças de 0 a 10 anos, adolescentes a partir de 11 anos e adultos (a partir de 18 anos).
Para o público adulto, tem cursos presenciais e online de inglês regular, avançado, certificações internacionais, negócios e vestibular.


Você pretende fazer um curso de inglês? Já escolheu sua escola? Conte para a gente aqui nos comentários!