A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou hoje, 17 de janeiro, a lista de aprovados no vestibular 2014. A lista oficial está disponível no site da instituição.

Enem

Ao todo foram 134 mil inscritos no Vestibular. Assim como a UFPA, outros 115 institutos federais também adotaram o ENEM como critério de seleção.
De acordo com a UFPA, as 7.752 vagas disponíveis na instituição foram divididas em três processos seletivos, sendo eles: o PES, sendo a maior porta de entrada para a instituição que disponibilizou 5.627 vagas. O restante das vagas foi distribuída para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que contabilizou cerca de 20% do total, o restante foi para os processos seletivos especiais para indígenas e quilombolas.

Características dos candidatos aprovados

De acordo com a relação da origem dos candidatos aprovados, foi divulgado que além dos 5.607 paranaenses, há mais 35 candidatos vindos do Amapá; nove do Tocantins; oito do Maranhão; seis de Minas Gerais; quatro candidatos vindos de cada um dos estados do Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e Rondônia; dois candidatos vindos de cada um dos estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo; e ainda um candidato vindo de cada um dos estados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Concorrência

De acordo com estatísticas da universidade, o curso mais concorrido é o de Medicina, com um total de 5.046 inscrições e uma concorrência de 75,31 candidatos por vaga. O curso de Direito aparece em segundo lugar com 47 candidatos por vaga, e Educação Física em terceiro com 45,9 candidatos por vaga. Para os candidatos que entram no sistema de cotas, o curso de Educação Física é o curso mais concorrido, são 3.500 inscritos, gerando assim uma concorrência de 128,8 candidatos por vaga destinada ao sistema de cotas. O curso de Serviço Social está em segundo lugar, com 114.06 candidatos por vaga, enquanto Psicologia para o turno vespertino em 100.58 candidatos por vaga.