Jovens e adultos que completaram o ensino médio já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, o Sisutec. São 289.341 vagas em cursos técnicos gratuitos em todo o Brasil e a seleção é feita com base na nota do Enem.

Inscrições para o Sisutec 2014/2

As inscrições para a segunda edição do Sisutec em 2014 estão abertas entre os dias 21 e 25 de julho e devem ser feitas pela internet, no portal do programa: sisutec.mec.gov.br.
A inscrição do Sisutec é gratuita e o candidato precisa informar seu número de inscrição e senha do Enem 2013. Para se inscrever não há necessidade de apresentar documentos.

Caso seja selecionado, o candidato deve levar a documentação para fazer a matrícula. Cada instituição pede um conjunto diferente de documentos e a lista aparece no sistema do Sisutec, no momento da inscrição.

Veja aqui como fazer sua inscrição no Sisutec.


Quem pode participar do Sisutec

Podem participar do Sisutec os candidatos que:
  • fizeram o Enem em 2013
  • tiveram nota maior que zero na redação do Enem 2013

Quem já participou do Sisutec alguma vez, mas não foi selecionado, pode concorrer novamente a uma vaga, desde que cumpra o requisito de ter feito o Enem 2013 com nota maior que zero na redação. Algumas instituições exigem uma nota mínima no Enem para concorrer a uma vaga em um de seus cursos técnicos e essa informação aparece para o candidato no sistema no ato da inscrição.

Estudantes já matriculados em cursos superiores não podem participar do Sisutec.

Onde tem vagas do Sisutec

As vagas do Sisutec na segunda edição de 2014 estão distribuídas em 466 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

As instituições que participam do Sisutec 2014/2 são:

  • institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica;
  • escolas técnicas vinculadas a universidades federais;
  • escolas técnicas estaduais e municipais;
  • serviços nacionais de aprendizagem (sistema S);
  • instituições de educação superior particulares e escolas técnicas de nível médio privadas, habilitadas pelo Ministério da Educação.

Quais os cursos que participam do Sisutec

Nesta edição do Sisutec, participam cursos de várias áreas técnicas e o destaque do MEC é para os setores de logística, saúde e informática, que têm sido os mais procurados nos processos anteriores.

A maior quantidade de vagas está na área de ambiente e saúde (32.17%), seguida pelas áreas de comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%).

Você pode consultar todas as vagas do Sisutec 2014/2 na página sisutec.mec.gov.br/cursos, fazendo uma pesquisa por município ou estado. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Massoterapia, Farmácia, Radiologia, Segurança do Trabalho, Design de Interiores, Informática, Programação de Jogos Digitais, Logística e Produção de Moda, para citar alguns.

Quando sai o resultado do Sisutec

O resultado do Sisutec 2014/2 será divulgado no dia 29 de julho e, para garantir a vaga, os candidatos selecionados na primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 30 de julho e 1o de agosto.

Confira o cronograma completo do Sisutec:

  • 21 a 25 de julho: período de inscrições
  • 29 de julho: resultado da 1a chamada
  • 30 de julho a 1o de agosto: matrícula da 1a chamada
  • 5 de agosto: resultado da 2a chamada
  • 6 a 8 de agosto: matrícula da 2a chamada
  • 11 a 20 de agosto: inscrição pela internet para vagas remanescentes

Veja também:

Você já fez ou pretende fazer o Sisutec? Tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!